Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão -

Estudo do Livro 10 LIÇÕES SOBRE MERLEAU-PONTY. Iraquitan de Oliveira Caminha. Ed. Vozes. 2019.

Iraquitan de Oliveira Caminha
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain. Atualmente, é professor titular do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-
Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

 

Objetivos Programáticos

- Estimular o hábito e gosto pela leitura;
- Conhecer as ideias principais do pensamento de Merleau Ponty;
- Relacionar as ideias de Merleau Ponty com o a Psicologia Humanista;
- Divulgar as obras de autores Paraibanos.

Valores e inscrições

Após a inscrição o participante deve remeter e-mail para raquelmiranda@iesp.edu.br para receber o livro em mãos.

R$90,00 à vista ou duas de R$50,00
Para dividir o interessado deve comparecer ao setor financeiro da faculdade.

INSCREVA-SE AQUI.

Conteúdo Programático

Vida e obra de Merleau Ponty, Fenomenologia e existência, Percepção e corpo próprio, Motricidade e comportamento, expressividade e alteridade, Linguagem e pensamento, Silêncio e mundo sensível, Logos e existência, Sentir e subjetividade, Carne e ontologia.