Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão Online -

O curso consiste em (re)aproximar graduandos de textos literários através de mídias digitais por meio da plataforma Moodle, com foco na literatura fantástica, sua permanência e desdobramentos na atualidade. Análise da literatura gótica, com base no contexto artístico, sociopolítico e econômico.

Objetivos Programáticos

• Incentivar a leitura, interpretação e discussão de textos literários;
• Manter o contato e a interação dos alunos com a modalidade EAD por meio da plataforma;
• Fornecer meios para que o estudante desperte ou aumente seu interesse pelo texto literário;
• Proporcionar ao estudante as vantagens dos estudos na modalidade a distância ao inserir o texto literário nas novas ferramentas digitais ordenando o complexo fluxo de conexões entre textos, imagens e vídeos.

Inscrições

Conteúdo Programático

Unidade 01 - Introdução ao texto literário: No momento em que a visibilidade midiática, os signos exteriores de riqueza, a cultura técnica ou o desempenho esportivo parecem ter prevalecido há muito tempo sobre os valores literários, o poder permanece, o que quer que digam, ligado à escrita.

Unidade 02 - Liberdade, Diversidade e Depravação: Em meados do século 18, uma coisa surpreendente aconteceu na Inglaterra. Em plena era do Iluminismo e da Razão nascia uma aberração: uma obsessão por monstros, duendes, fantasmas e coisas que povoam a noite. O reflorescimento da Arte Gótica veio para influenciar a arte, a arquitetura e a literatura.

Unidade 03 - A Cidade e a Alma: À medida que a Revolução Industrial prometia mais maravilhas de um mundo moderno, a arte Gótica e a literatura caminhavam em direções opostas. Em seu romance Frankenstein, Mary Shelley alertava para os perigos de a ciência ficar sem controle enquanto Sir Giles Gilbert Scott usava a arquitetura Gótica para imortalizar heróis medievais.

Unidade 04 - Sangue à Venda: A fantasia de horror gótico seria superada pelo horror real conforme a verdade da mecanização da vida se revelava em 1914. A linguagem do Gótico crescentemente abrangia os horrores do século 20. As narrativas góticas pareciam fazer mais sentido no mundo moderno do que em qualquer outra época.