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Ementa do curso

  • Cursos Livres - Extensão

Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. O papel do cuidador da Educação Inclusiva. A educação inclusiva, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O no cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão

Objetivos Programáticos

Contribuir com a formação do profissional para cuidadores da educação inclusiva, para que seja capaz de atuar em espaços educativos com a educação inclusiva, suas peculiaridades, metodologias e procedimentos, sabendo convivenciar, cooperar e respeitar a diversidade cultural.  Analisar os aspectos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusão no sistema educacional brasileiro;  Discutir e avaliar documentos e legislações internacionais e nacionais que implementam as políticas públicas da educação inclusiva.  Abordar os problemas de ensino-aprendizagem decorrentes dos transtornos, distúrbios, problemas ou dificuldades de aprendizagem;  Observar no cotidiano da sala de aula, a docência, os alunos e a perspectiva culturalista que permeia a temática.

Conteúdo Programático

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A prática da educação inclusiva na escola e outros espaços educativos: princípios, currículo,
metodologia e avaliação. A participação da família.
Equipe multidisciplinar: sua atuação.
Construção de uma comunidade inclusiva: desafios e perspectivas
O papel das Tecnologias assistivas
Inclusão, escolarização e sociedade.
Conceituação, características, causas e ação pedagógica em relação às seguintes
necessidades especiais:
Altas habilidades
Condutas típicas
Deficiência: Mental, visual, auditiva, física, múltipla
Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e
não-escolar.
Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão
escolar.
A perspectiva sociohistórica e a educação inclusiva