Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • 5 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO CONCEITO MÁXIMO NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

 

SOBRE O CURSO

  • Graduação generalista em 5 anos, tornando o aluno apto às grandes áreas de Análises Clínicas e Indústria.
  • No primeiro período o aluno terá contato com a parte teórica/prática sobre pesquisa, perícia e inovações tecnológicas, com foco em FARMÁCIA CLÍNICA, PERÍCIA CRIMINAL, ESTÉTICA, PRODUÇÃO DE VACINAS, entre outras áreas em disciplinas exclusivas e inovadoras.
  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com grandes empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • Corpo Docente de Doutores dentre os quais, na sua maioria são farmacêuticos e  com excelência acadêmica e experiência de mercado além de docência.
  • Aulas Práticas voltadas para o papel do Farmacêutico no mercado de Trabalho
  • Coordenação de fácil acesso - Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia. Acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.
  • Laboratórios Específicos localizados no Centro de Ciências Farmacêuticas. O curso conta com Farmácia Viva, Farmácia Hospitalar Modelo, Consultório Farmacêutico e Laboratório de farmacotécnica.
  • Matriz Curricular totalmente atualizada, grande foco em Assistência Farmacêutica, Consultório e produção de Medicamentos.

Mercado de Trabalho

Atualmente, o mercado de trabalho para os farmacêuticos está em constante expansão, oferecendo muitas oportunidades em diversas áreas. A demanda por profissionais farmacêuticos cresce significativamente nos últimos anos, principalmente em decorrência do aumento da expectativa de vida e do crescimento da população idosa, que necessita de maior acesso aos cuidados de saúde.

Algumas das áreas em que os farmacêuticos podem atuar incluem farmácias comunitárias, hospitais, indústrias farmacêuticas, pesquisa clínica, análises laboratoriais e consultoria em saúde. Além disso, existem oportunidades em áreas relacionadas, como a vigilância sanitária e a regulação de medicamentos.

Os farmacêuticos também podem aprimorar suas habilidades e ampliar suas oportunidades de trabalho por meio da educação continuada, incluindo cursos de pós-graduação em áreas como saúde pública, farmacologia clínica e desenvolvimento de medicamentos.

No geral, o mercado de trabalho para farmacêuticos é promissor, e há muitas oportunidades para crescimento e desenvolvimento profissional.

Um farmacêutico poderá atuar na produção de alimentos, cosméticos, controle bioquímico, perícia criminal, poderá trabalhar em farmácias de manipulação, indústria, hospitais, produção de vacinas, consultório clinico e laboratórios de pesquisa, além de diversas outras áreas. Por esta razão, há uma carga de conhecimento muito grande que se desenvolve ao longo do curso.

Como já mencionamos anteriormente, esta é uma profissão regulamentada, para ser exata desde 1931, portanto para exercê-la é preciso do diploma de nível superior e o registro no CRF.

Atualmente no Brasil este mercado encontra-se em expansão, por isso esta é uma área muito favorável. Alguns fatores contribuem bastante para isto, como por exemplo:

Medicamentos genéricos como lei;
Políticas de saúde pública (assistência farmacêutica no SUS), com o papel do farmacêutico no SUS;
Carência de profissionais em ramos de pesquisa;
Exigência de um profissional farmacêutico presente em drogarias e farmácias;
Crescimento na produção de alguns medicamentos e vacinas;
Estes e outros fatores contribuem para que esta área seja favorável e cresça cada dia mais. O Farmacêutico é indispensável também no atendimento ao paciente e acompanhamento, abrindo mais um campo de atuação nas clínicas e consultórios, valorizando assim a assistência farmacêutica clínica.

Veja porque o curso de Farmácia do UNIESP é o melhor!

ESTRUTURA

  • CENTRO DE TECNOLOGIA UNIESP - Um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho, onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • Central de Informação - Conteúdo on-line pago, que o UNIESP disponibiliza gratuitamente a seus alunos com acervo atualizado e assinatura de periódicos da área.
  • Professores com experiências de mercado, mestres e doutores preparados para compartilhar muito conhecimento prático e teórico com você.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

 APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com milhares de empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • NUPS - Oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso caso você precise.
  • Aconselhamento vocacional: O UNIESP Centro Universitário disponibiliza aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • Internacionalização: A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • Clínica Escola: A clínica Escola do UNIESP oferece atendimento gratuito a seus alunos nas mais diversas áreas de saúde como, odontologia, fisioterapia, enfermagem, atendimento psicológico e outros.
  • Coordenação de fácil acesso: Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia, você não precisa marcar horário nem de outros processos para conversar com o coordenador do seu curso como em outras instituições, acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.
  • Internacionalização - A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.


MATRIZ CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 ANATOMIA HUMANA 60
1 BIOQUÍMICA 60
1 CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 60
1 FARMÁCIA: CIÊNCIA, PESQUISA E INOVAÇÕES 60
1 QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 60
1 FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60
2 FISIOLOGIA 60
2 FISICO QUIMICA APLICADA À FARMÁCIA 60
2 GENÉTICA 60
2 FITOTERAPIA 60
2 FUNDAMENTOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 60
2 BIOESTATÍSTICA 60
3 FARMÁCIA E SAÚDE PÚBLICA 60
3 FARMACOLOGIA GERAL 80
3 MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 60
3 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60
3 PROCESSOS PATOLÓGICOS 60
3 ESTÁGIO I - INTRODUÇÃO AO CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO 60
4 FARMACOLOGIA CLÍNICA 80
4 FARMACOGNOSIA 60
4 QUÍMICA ANALÍTICA I 60
4 FARMACOTÉCNICA I 80
4 SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA 60
4 PRÁTICAS INTEGRADORAS I 60
5 DIREITO FARMACÊUTICO 60
5 QUÍMICA ORGÂNICA 80
5 CÁLCULOS FARMACÊUTICOS 60
5 FARMACOTÉCNICA II 80
5 QUÍMICA ANALÍTICA II 60
5 ESTÁGIO II - CONSULTÓRIO: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E CLÍNICA 60
6 BROMATOLOGIA 60
6 FARMÁCIA HOSPITALAR 60
6 GESTÃO FARMACÊUTICA 60
6 QUÍMICA MEDICINAL 60
6 TOXICOLOGIA GERAL 60
6 PRÁTICAS INTEGRADORAS II 60
7 CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS 60
7 FARMÁCIA CLÍNICA 60
7 TECNOLOGIA E MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 60
7 COSMETOLOGIA 80
7 ESTÁGIO III - DROGARIA 100
7 CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS 60
8 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AVANÇADA 60
8 HEMATOLOGIA CLÍNICA 60
8 MICROBIOLOGIA CLINICA 60
8 PARASITOLOGIA CLÍNICA 60
8 ESTÁGIO IV - FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA 160
9 BIOQUÍMICA CLÍNICA 60
9 IMUNOLOGIA CLÍNICA 60
9 PROJETO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TCC I) 60
9 ESTÁGIO V - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA / FARMÁCIA MAGISTRAL 200
10 ANÁLISES TOXICOLÓGICAS E PERÍCIA CRIMINAL 60
10 CITOPATOLOGIA CLÍNICA 60
10 PRODUÇÃO TÉCNICO - CIENTÍFICO (TCC II) 60
10 ESTÁGIO VI - ANÁLISES CLÍNICAS 240
- Línguas Brasileiras se Sinais (LIBRAS) - Optativo 40
- Terapias Alternativas Complementares - Optativo 40
- Farmacoterapia da Cannabis - Optativo 40
- Biofarmacotécnica Veterinária - Optativo 40
- Oncofarmacologia - Optativo 40