Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • Manhã e Noite
  • 5 anos

CENTRO UNIVERSITÁRIO CONCEITO MÁXIMO NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

 

SOBRE O CURSO

  • Graduação generalista em 5 anos, tornando o aluno apto às grandes áreas de Análises Clínicas e Indústria.
  • No primeiro período o aluno terá contato com a parte teórica/prática sobre pesquisa, perícia e inovações tecnológicas, com foco em FARMÁCIA CLÍNICA, PERÍCIA CRIMINAL, ESTÉTICA, PRODUÇÃO DE VACINAS, entre outras áreas em disciplinas exclusivas e inovadoras.
  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com grandes empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • Corpo Docente de Doutores dentre os quais, 90% são farmacêuticos com excelência acadêmica e experiência de mercado além de docência.
  • Aulas Práticas voltadas para o papel do Farmacêutico no mercado de Trabalho
  • Coordenação de fácil acesso - Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia. Acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.
  • Matriz Curricular totalmente atualizada, grande foco em Assistência Farmacêutica, Consultório e produção de Medicamentos.

Mercado de Trabalho

Não por acaso, os farmacêuticos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. A profissão está entre as dez com as maiores taxas de ocupação do Brasil. As estatísticas refletem o crescimento do mercado. De acordo com a pesquisa “Panorama do Mercado Farmacêutico Brasileiro, Tendências & Oportunidades”, realizada em 2019 pela empresa IQVIA, que atua na área de tecnologia e informação no segmento da saúde, o Brasil é o 6º maior mercado farmacêutico do mundo. A dimensão dos números que levaram o país a essa posição no ranking pode ser avaliada pela movimentação financeira do varejo do setor, que foi de cerca de R$ 119 bilhões entre setembro de 2018 e setembro de 2019. Quem está cursando Farmácia pode se preparar para um campo de atuação bem amplo, e ao contrário do que muitos pensam, o trabalho vai muito mais além do que drogarias e farmácias.

Um farmacêutico poderá atuar na produção de alimentos, cosméticos, controle bioquímico, perícia criminal, poderá trabalhar em farmácias de manipulação, indústria, hospitais, produção de vacinas, consultorio clinico e laboratórios de pesquisa, além de diversas outras áreas. Por esta razão, há uma carga de conhecimento muito grande que se desenvolve ao longo do curso.

Como já mencionamos anteriormente, esta é uma profissão regulamentada, para ser exato desde 1931, portanto para exercê-la é preciso do diploma de nível superior e o registro no CRF.

Atualmente no Brasil este mercado encontra-se em expansão, por isto esta é uma área muito favorável. Alguns fatores contribuem bastante para isto, como por exemplo:

Medicamentos genéricos como lei;
Políticas de saúde pública (assistência farmacêutica no SUS), com o papel do farmacêutico no SUS;
Carência de profissionais em ramos de pesquisa;
Exigência de um profissional farmacêutico presente em drogarias e farmácias;
Crescimento na produção de alguns medicamentos e vacinas;
Estes e outros fatores contribuem para que esta área seja favorável e cresça cada dia mais. O Farmacêutico é indispensável também no atendimento ao paciente e acompanhamento, abrindo mais um campo de atuação nas clínicas e consultórios, valorizando assim a assistência farmacêutica clínica.

Veja porque o curso de Farmácia do UNIESP é o melhor!

ESTRUTURA

  • CENTRO DE TECNOLOGIA UNIESP - Um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho, onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • Central de Informação - Conteúdo on-line pago, que o UNIESP disponibiliza gratuitamente a seus alunos com acervo atualizado e assinatura de periódicos da área.
  • Professores com experiências de mercado, mestres e doutores preparados para compartilhar muito conhecimento prático e teórico com você.
  • Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

 APOIO E SERVIÇOS PARA OS ALUNOS

  • Núcleo de carreiras - Encaminhamento constantemente de alunos para empresas ou para estágios ou para empregos. Temos parceria com milhares de empresas, tudo para ajudar o aluno a desenvolver ainda mais sua vida profissional e acadêmica.
  • NUPS - Oferecemos dentro da instituição acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso caso você precise.
  • Aconselhamento vocacional: O UNIESP Centro Universitário disponibiliza aos alunos profissionais capacitados para orientar o aluno em decisões importantes na sua jornada acadêmica.
  • Internacionalização: A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.
  • Clínica Escola: A clínica Escola do UNIESP oferece atendimento gratuito a seus alunos nas mais diversas áreas de saúde como, odontologia, fisioterapia, enfermagem, atendimento psicológico e outros.
  • Coordenação de fácil acesso: Aqui no UNIESP você tem acesso ao seu coordenador de uma forma simples e sem burocracia, você não precisa marcar horário nem de outros processos para conversar com o coordenador do seu curso como em outras instituições, acreditamos que o ensino não deve ter barreiras.
  • Internacionalização - A instituição oferece a seus alunos a possibilidade de realizar intercâmbios, é sua oportunidade de trocar conhecimento e conhecer outros países.


MATRIZ CURRICULAR
P DISCIPLINA CH
1 ANATOMIA HUMANA 60
1 BIOQUÍMICA 60
1 CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 60
1 FARMÁCIA: CIÊNCIA, PESQUISA E INOVAÇÕES 60
1 QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA 60
1 FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60
2 FISIOLOGIA 80
2 FISICO QUIMICA APLICADA À FARMÁCIA 60
2 GENÉTICA 60
2 FITOTERAPIA 60
2 FUNDAMENTOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 60
2 BIOESTATÍSTICA 60
3 FARMÁCIA E SAÚDE PÚBLICA 60
3 FARMACOLOGIA GERAL 80
3 MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 60
3 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60
3 PROCESSOS PATOLÓGICOS 60
3 ESTÁGIO I - INTRODUÇÃO AO CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO 60
4 FARMACOLOGIA CLÍNICA 80
4 FARMACOGNOSIA 60
4 QUÍMICA ANALÍTICA I 60
4 FARMACOTÉCNICA I 80
4 SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA 60
4 PRÁTICAS INTEGRADORAS I 60
5 DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA 60
5 QUÍMICA ORGÂNICA 80
5 CÁLCULOS FARMACÊUTICOS 60
5 FARMACOTÉCNICA II 80
5 QUÍMICA ANALÍTICA II 60
5 ESTÁGIO II - CONSULTÓRIO: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E CLÍNICA 60
6 BROMATOLOGIA 60
6 FARMÁCIA HOSPITALAR 60
6 GESTÃO FARMACÊUTICA 60
6 QUÍMICA MEDICINAL 60
6 TOXICOLOGIA GERAL 60
6 PRÁTICAS INTEGRADORAS II 60
7 CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS 60
7 FARMÁCIA CLÍNICA 60
7 TECNOLOGIA E MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 60
7 COSMETOLOGIA 80
7 ESTÁGIO III - DROGARIA 100
7 CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS 60
8 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AVANÇADA 60
8 HEMATOLOGIA CLÍNICA 60
8 MICROBIOLOGIA CLINICA 60
8 PARASITOLOGIA CLÍNICA 60
8 ESTÁGIO IV - FARMÁCIA HOSPITALAR E CLÍNICA 160
9 BIOQUÍMICA CLÍNICA 60
9 IMUNOLOGIA CLÍNICA 60
9 PROJETO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TCC I) 60
9 ESTÁGIO V - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA / FARMÁCIA MAGISTRAL 200
10 ANÁLISES TOXICOLÓGICAS E PERÍCIA CRIMINAL 60
10 CITOPATOLOGIA CLÍNICA 60
10 PRODUÇÃO TÉCNICO - CIENTÍFICO (TCC II) 60
10 ESTÁGIO VI - ANÁLISES CLÍNICAS 240
- Línguas Brasileiras se Sinais (LIBRAS) - Optativo 40
- Terapias Alternativas Complementares - Optativo 40
- Farmacoterapia da Cannabis - Optativo 40
- Biofarmacotécnica Veterinária - Optativo 40
- Oncofarmacologia - Optativo 40