Sobre o curso
FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐
O curso de Psicologia na modalidade bacharel proposto pelo UNIESP Centro Universitário ancora-se sobre um olhar crítico da atual realidade brasileira, assumindo uma visão prospectiva, com a incorporação de tecnologias inovadoras, estímulo à flexibilização e interação entre outros setores públicos e privados. Propõe-se a atender as demandas da comunidade e, também, a criar novas demandas, ampliando o campo de atuação profissional por meio de atividades de extensão, pesquisa e ensino.
ATO REGULATÓRIO
Autorização
Portaria Mec 847 (22/12/ 2016) - DOU 23/12/2016
Mercado de Trabalho
O psicólogo desempenha tarefas associadas a diferentes áreas de conhecimento, como: processos de recrutamento e seleção, orientação profissional e outros similares à problemática educacional e aos estudos clínicos individuais e coletivos, nos âmbitos da Psicologia Clínica, Psicologia Social da Saúde, Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Diferenciais do curso de Psicologia do IESP
ESTRUTURA
• Corpo docente formado por mestres e doutores com publicações em revistas cientificas de renome nacional e internacional.
• O curso de Psicologia na modalidade de bacharel oportuniza ao discente a escolha entre 3 áreas de atuação: Psicologia Clínica e Atenção Psicossocial, Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho.
• O curso de Psicologia promove a interdisciplinaridade como elemento basilar na composição da matriz curricular, a exemplo: neuropsicologia, psicofarmacologia, psicologia jurídica, psicologia e direitos humanos entre outros.
• O curso possui professores engajados com projetos de pesquisa registrados no conselho CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Extensão.
• O curso incentiva a participação dos discentes nas atividades de monitoria, pesquisa e extensão desde os primeiros períodos.
• O curso promove interação com a comunidade em geral desde o ingresso estudantil, possibilitando o cuidado sistematizado na atenção à saúde nos diversos ciclos da vida, em serviços que integram a atenção primária, média e de alta complexidade.
• Laboratório de Anatomia com peças cadavéricas, e sintéticas.
• Curso registrado no conselho CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Extensão).
• Laboratório de psicologia experimental – Local onde os alunos contam com um moderno software de simulação para a prática de psicologia experimental.
• Sala de dinâmica de grupo e relações humanas – Local onde os alunos, sob supervisão do professor, realizam atendimentos à comunidade externa.
• Sala de avaliação psicológica e psicodiagnóstico – Local onde os alunos ,sob supervisão do professor, realizar atendimento à comunidade interna externa.
• Sala de ludo terapia – Local onde os alunos, sob supervisão do professor, realizam atendimentos ao público infantil.
• Salas de atendimento clinico individual – Local onde os alunos realizam atendimentos especifico conforme a necessidade do paciente.
• Salas de observação - Salas espelhadas para a prática do atendimento clínico dos alunos, com a supervisão do professor orientador.
• CENTRO DE TECNOLOGIA UNIESP - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
• Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
• Amplo estacionamento gratuito.
• Salas multimídia.
• Parcerias e convênios com importantes entidades do estado como CAPES, hospital de trauma, CREAS, escolas, creches etc.
PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
• PAI - Pronto Atendimento Institucional - Os alunos realizam atividades práticas e supervisionadas oferecendo atendimentos básicos.
• Projeto de pesquisa Depressão e Bullying no Contexto Escolar - Projeto aprovado pelo comitê de ética, em que os alunos visitam escolas públicas de João Pessoa e aplicam instrumentos técnicos do curso para coleta de dados para construção de trabalhos científicos.
• QUALIDADE DE VIDA, BEM ESTAR SUBJETIVO E RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DO IDOSO - Trabalhos desenvolvidos em instituições de longa permanência aplicando instrumentos que avaliam a qualidade de vida de um modo geral dessas pessoas.
ENCAMINHANDO PROFISSIONAL
• NUPS – Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso.
• Núcleo de carreiras - encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
GRADE CURRICULAR | ||
---|---|---|
P | DISCIPLINA | CH |
1 | Sociologia Aplicada à Psicologia | 60 |
1 | Bases Filosóficas da Psicológicas | 60 |
1 | Processos Psicológicos Básicos I | 60 |
1 | Teorias e Sistemas | 60 |
1 | Psicologia, Ciência e Profissão | 60 |
2 | Neuroanatomofisiologia | 60 |
2 | Metodologia Científica (EAD) | 60 |
2 | Psicologia do Desenvolvimento I | 60 |
2 | Psicologia da Personalidade | 60 |
2 | Processos Psicológicos Básicos II | 60 |
2 | Prática Integrativa Supervisionada I | 40 |
3 | Psicologia Experimental | 60 |
3 | Saúde Coletiva | 60 |
3 | Psicologia Social (EAD) | 60 |
3 | Psicologia do Desenvolvimento II | 60 |
3 | Estatística Aplicada à Psicologia (EAD) | 60 |
3 | Prática Integrativa Supervisionada II | 40 |
4 | Avaliação Psicológica I | 60 |
4 | Psicologia da Educação e Aprendizagem (EAD) | 60 |
4 | Estratégias e Intervenções para a Pessoa com Deficiência | 60 |
4 | Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada à Psicologia | 60 |
4 | Psicossomática | 60 |
4 | Saúde Mental | 60 |
4 | Prática Integrativa Supervisionada III | 40 |
5 | Técnicas Psicoterápicas I | 60 |
5 | Avaliação Psicológica II | 60 |
5 | Teorias Fenomenológicas e Existenciais | 60 |
5 | Psicopatologia I | 60 |
5 | Técnicas de Grupo e Relações Humanas | 60 |
5 | Prática de Pesquisa | 60 |
5 | Prática Integrativa Supervisionada IV | 40 |
6 | Teorias Psicanalíticas I | 60 |
6 | Legislação e Ética Profissional | 60 |
6 | Psicologia Educacional | 60 |
6 | Psicopatologia II | 60 |
6 | Psicologia Organizacional e do Trabalho | 60 |
6 | Prática Integrativa Supervisionada V | 40 |
6 | Libras: Língua Brasileira dos Sinais (Optativa) | 60 |
7 | Psicologia Cognitivo-Comportamental | 60 |
7 | Psicoterapia infantil | 60 |
7 | Psicologia e Relações Familiares (EAD) | 60 |
7 | Psiquiatria | 60 |
7 | Psicologia e Políticas Públicas | 60 |
7 | Psicologia Hospitalar | 60 |
7 | Estágio Supervisionado Básico I | 105 |
7 | Teorias Psicanalíticas II (Optativa) | 60 |
8 | Psicofarmacologia | 60 |
8 | Psicologia Jurídica | 60 |
8 | Neuropsicologia | 60 |
8 | Psicologia Ambiental (EAD) | 60 |
8 | Psicologia e Direitos Humanos | 60 |
8 | Estágio Supervisionado Básico II | 105 |
8 | Teorias Fenomenológicas e Existenciais II (Optativa) | 60 |
9 | Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 |
9 | Estágio Supervisionado Específico I | 260 |
9 | Disciplinas Específicas por Ênfase | 120 |
9 | Psicologia e Educação I (ÊNFASE II - PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR) | 60 |
9 | Temas Atuais em Psicologia Escolar (ÊNFASE II - PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR) | 60 |
9 | Psicologia, Organizações e Trabalho (ÊNFASE III - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO) | 60 |
9 | Recrutamento, Seleção e Treinamento (ÊNFASE III - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO) | 60 |
10 | Técnicas de Intervenção Psicossocial (ÊNFASE I - PSICOLOGIA CLÍNICA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) | 60 |
10 | Intervenções em Grupos Diferenciados (ÊNFASE I - PSICOLOGIA CLÍNICA E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL) | 60 |
10 | Psicologia e Educação II (ÊNFASE II - PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR) | 60 |
10 | Psicologia Escolar e as Dificuldades de Aprendizagem (ÊNFASE II - PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR) | 60 |
10 | Comportamento Humano nas Organizações (ÊNFASE III - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO) | 60 |
10 | Saúde Mental, Qualidade de Vida e Trabalho (ÊNFASE III - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO) | 60 |