Sobre o curso

  • Graduação - Bacharelado - Presencial
  • 4 anos

O Bacharel em Sistemas de Informação possui uma formação profissional em análise e programação para o desenvolvimento de softwares aplicativos, sendo capaz de identificar e solucionar os problemas acarretados pelo fluxo constante de informações dentro das organizações. Neste curso o aluno será capacitado a administrar redes, gerenciar bancos de dados, criar projetos de software, implementar sistemas web, fazer manutenção em sistemas para qualquer tipo de instituição que necessite de um trabalho com dados e informações, quer sejam da iniciativa privada ou do setor público, dentre outras atribuições.

ATO REGULATÓRIO

Autorização
Portaria MEC 2308 (25/10/2001) - DOU -29/10/2001

Reconhecimento
Portaria SESU 856 (01/11/2006) - DOU-06/11/2006

Renovação de Reconhecimento
Portaria MEC 420 (11/10/2011) - DOU – 14/10/2011

Mercado de Trabalho

Apontado sistematicamente por veículos de comunicação como uma área com postos de trabalhos ociosos, o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação oferece uma vasta gama de possibilidades. Vale salientar que esses mesmos meios de comunicação também vêm informando que as empresas da área de TI têm crescido e contratado nestes últimos anos. Além disso, Tecnologia da Informação é uma das melhores áreas para se empreender e existem editais de incentivo e financiamento de Startups. Aos concurseiros de plantão, anualmente são lançados editais com diversos cargos com ótimos salários. Também é possível trabalhar de forma autônoma como freelancer, captando e atendendo clientes e trabalhar presencialmente ou home office para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, pois a computação não esta limitada as barreira impostas pela distância. Na prática, grande parte dos nossos alunos começa a trabalhar na área antes mesmo de formados.

Diferenciais do curso de Sistemas de Informação do UNIESP

FACULDADE CONCEITO 5 NO MEC ⭐⭐⭐⭐⭐

ESTRUTURA

  • CENTRO DE TECNOLOGIA IESP - um bloco inteiro com máquinas de alto desempenho onde os alunos usam os mais recentes softwares do mercado, colocando em prática as atividades dos cursos.
  • CONDUCTOR LAB IESP - A Conductor é uma das principais empresas de tecnologia da Paraíba, especializada em processamento e soluções para meios de pagamento eletrônicos. O projeto Conductor Lab IESP é uma extensão da empresa dentro do IESP que, por meio de projetos semestrais e bolsas de estágio auxiliam e incentivam a alunos a darem o primeiro passo ao mundo corporativo, dando uma oportunidade aos alunos que se destacam a serem contratados pela empresa.
  • CENTRAL DE INFORMAÇÃO - Biblioteca referência no estado da Paraíba composta por aproximadamente 50.000 exemplares de livros, além de TCC's, periódicos e bases de dados, muito procurada também pela comunidade externa e central de Informação com acervo atualizado.
  • Salas multimídia.
  • Amplo estacionamento gratuito.

PROJETOS

  • FÁBRICA DE SOFTWARE - Um espaço dentro da faculdade que simula um ambiente real de uma empresa, dando oportunidade aos alunos de todos os períodos ter uma aproximação com processos e metodologias de Desenvolvimento de Software.
  • PID (Programa de Inclusão Digital) - Os alunos participam como instrutores desse projeto, que tem com o objetivo oferecer cursos básicos de informática para adolescentes de comunidades carentes e profissionais em busca de inclusão digital.
  • Atividades voltados a robótica por meio da realização de cursos de extensão, capacitando os alunos nessa área. A faculdade também sedia e patrocina torneios de grande porte como a TJR (Torneio Juvenil de Robótica)

EVENTOS

  • JAMPASEC:  Presença no JampaSec, um dos maiores eventos de Segurança da Informação do estado. O evento conta com a presença de profissionais da área de Segurança da Informação, que tratam sobre os temas e tendências na área. Além disso, o evento também realiza oficinas e competições como a Capture the Flaf (CTF).
  • SETEC: O IESP realiza a SETEC - Semana de Tecnologia, onde os alunos participam de palestras ministradas por importantes convidados externos da área, oficinas, competições e minicursos voltados a área de tecnologia de informação.
  • MEET UP - O IESP recebe diversos Meetups das principais comunidades de TI da Paraíba, como PHP-PB, PUG-PB, .NET_PB, Pyadies, dentre outras.

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL

  • Núcleo de carreiras - encaminhamento constante dos alunos para estágios e empregos devido ao contato com empresários e empresas da região.
  • NUPS - Acompanhamento psicológico, pedagógico e psicopedagógico durante todo o seu curso.