Público-Alvo
Profissionais da área de educação e saúde
Objetivo
- Aperfeiçoar e capacitar, a partir dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada, profissionais das áreas da Educação e da Saúde, técnica e cientificamente, para contribuírem de modo eficaz e ético em sua atuação ao lidar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista;
- Disponibilizar recursos teóricos e práticos para o enfrentamento de diversas situações de intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sob a luz da Análise do Comportamento Aplicada.
Afundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destas pessoas e sua família.
MATRICULAS ABERTAS PARA NOVA TURMA: INÍCIO PREVISTO PARA 2024.2 (TURMAS EM JOÃO PESSOA E CAMPINA GRANDE)
Há décadas, a Análise do Comportamento produz pesquisas aplicadas que demonstram sua eficácia na intervenção no Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, as práticas em ABA possuem suporte empírico-científico, sendo consideradas práticas baseadas em evidências, o que comprova a efetividade das intervenções.
Sendo que, a Análise do Comportamento é a ciência que promove conhecimento do comportamento humano. A aplicação desse conhecimento contribui para a construção de um mundo melhor. Este curso reúne docentes atuantes na Análise do Comportamento Aplicada aos contextos de desenvolvimento atípico, clínico, organizacional e educacional. Assim, o estudante será capaz de utilizar o conhecimento teórico e prático da análise do comportamento aplicada em espaços tradicionais de atuação, bem como em campos inovadores, tendo o conhecimento científico como base para a construção de novas formas de intervenção e de novas tecnologias, hapto a promover intervenções adequadas, éticas e baseadas em evidências científicas, que possam efetivamente produzir mudanças e trazer maior qualidade de vida aos seus atendidos e suas famílias.
DISCIPLINA |
---|
Introdução aos Conceitos Básicos de Análise do Comportamento Aplicado |
Comportamento Verbal e não Verbal |
Desenvolvimento infantil e transtornos do desenvolvimento |
Características Diagnósticas no TEA |
Autismo na vida adulta |
Análise do Comportamento e Educação |
Procedimentos de Ensino: Ensino estruturado e naturalístico |
Ensino de Habilidades Básicas e Autocuidados |
Ensino de Habilidades Complexas 1: fala e linguagem |
Ensino de Habilidades Complexas 2: leitura, escrita e matemática |
Introdução à comunicação ampliada e alternativa |
Avaliação comportamental e elaboração do PEI |
Aspectos práticos de gestão dos analistas do comportamento |
Habilidades sociais no autismo e a inclusão escolar do aluno com TEA |
Conduta profissional Ética do Analista do Comportamento |
Trabalho de conclusão de Curso |