O QUE É O ENADE?

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é de responsabilidade do governo federal e acontece todos os anos no Brasil. O objetivo deste exame é avaliar o curso e a universidade por meio de uma prova de conhecimentos que demonstra o nível dos alunos que estão próximos a se inserir no mercado de trabalho. E cada aluno pode mensurar seu nível de conhecimento em relação ao proposto pelo seu curso como reflexo do seu aprendizado e de sua prática.

Embora muitos dos estudantes apenas cheguem a conhecer o ENADE  no fim do curso, é importante que tenham ciência sobre a importância do exame.


POR QUE É IMPORTANTE O RESULTADO DO ENADE?

O Enade é uma referência para os estudantes verificarem a faculdade ideal para estudar. Isso ocorre porque o exame propicia não apenas verificar como os alunos assimilaram o conhecimento, mas também como a instituição se organiza para oferecer um aprendizado de alto nível.

O resultado do Enade também possibilita constatar como está a qualidade dos professores, validar a proposta pedagógica e a qualidade da infraestrutura da IES.

Ao optar por uma faculdade bem avaliada no exame, maiores serão as suas chances de fazer uma boa graduação e de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

A nota do Enade, sem dúvida, é um parâmetro para você identificar se a instituição de ensino superior vai te proporcionar uma ótima qualificação e contribuir para a sua formação profissional.


QUEM FARÁ A PROVA DO ENADE 2023?

  1. Aqueles ingressantes: que tenham iniciado o respectivo curso em 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023;
  2. Concluintes de cursos de bacharelado que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024;
  3. Concluintes de cursos superiores de tecnologia que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.

 

Clique e confira a relação dos alunos inscritos para realização da prova do ENADE por curso:

ARQUITETURA E URBANISMO

ENFERMAGEM

ENGENHARIA CIVIL

ESTÉTICA E COSMÉTICA

FISIOTERAPIA

NUTRIÇÃO

ODONTOLOGIA

 

 


QUAIS OS CURSOS QUE FARÃO O ENADE 2023?

O ENADE 2023 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação referentes ao Ano I do Ciclo Avaliativo previsto pelo art. 40 da Portaria MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018:

I - Áreas relativas ao grau de Bacharel:

  1. a) Agronomia; b) Arquitetura e Urbanismo; c) Biomedicina; d) Enfermagem; e) Engenharia Ambiental; f) Engenharia Civil; g) Engenharia de Alimentos; h) Engenharia de Computação I; i) Engenharia de Controle e Automação; j) Engenharia de Produção; k) Engenharia Elétrica; l) Engenharia Florestal; m) Engenharia Mecânica; n) Engenharia Química; o) Farmácia; p) Fisioterapia; q) Fonoaudiologia; r) Medicina; s) Medicina Veterinária; t) Nutrição; u) Odontologia; e v) Zootecnia.

II - Áreas relativas ao grau de Tecnólogo:

  1. a) Estética e Cosmética; b) Gestão Ambiental; c) Radiologia; d) Gestão Hospitalar; e) Segurança no Trabalho; e f) Agronegócio.

 

  • Os alunos de Biomedicina, Farmácia, Gestão Hospitalar e Medicina Veterinária, do UNIESP, não realizarão o exame do ENADE em 2023, por não terem turmas concluintes ou com 80% do curso concluído.

LOCAL E DATA DO EXAME ENADE

Aplicação do exame: 26 de novembro de 2023.

Local do exame: o estudante deverá consultar no sistema do ENADE


CRONOGRAMA

Preenchimento do Questionário do Estudante
1º de setembro a 25 de novembro de 2023

Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade
6 a 26 de novembro de 2023

Aplicação da prova
26 de novembro de 2023

Divulgação da relação de estudantes em situação regular no Enade 2023
4 de janeiro de 2024

Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante
4 de janeiro de 2024 a 9 de fevereiro de 2024

Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES
21 de fevereiro a 6 de março de 2024


LEGISLAÇÃO

Clique aqui para consultar.


PROVAS E GABARITOS


FALE CONOSCO

O acompanhamento do Enade no Centro Universitário UNIESP é feito pelas coordenações de curso em parceria com todos os setores da instituição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação de seu curso.

 

Para entrar em contato diretamente com o Inep, responsável pela realização do Enade:

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Central de Atendimento: 0800 616161
Site: portal.inep.gov.br