“CASTRAMÓVEL” presta atendimentos de castração gratuita no UNIESP

• Ter, 04/Jun/2024

O “Castramóvel”, equipamento que realiza cirurgias de castração em cães e gatos, está novamente estacionado e operando a partir desta terça-feira (04) na lateral do Bloco Central do UNIESP. O serviço, que é oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de João Pessoa, fará atendimentos até o dia 15 de junho de forma gratuita;

Para solicitar a esterilização de seu pet, o tutor deve solicitar através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, disponível para Android, IOS e no site da prefeitura municipal de João Pessoa. Os agendamentos devem ser feitos por pessoas maiores de 18 anos, residentes na capital paraibana. Após preenchimento dos dados, o dono do bichinho deve aguardar o contato dos técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal da SEMAM.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIESP, professora Paula Fernanda, enfatiza que a castração contribui não só para a saúde do animal como traz benefícios para a sociedade. “Para o animal, ajuda a prevenir doenças, reduzir comportamentos agressivos e eliminar o risco de reprodução indesejada. Para a sociedade, contribui para o controle populacional de animais abandonados, reduzindo o número de animais de rua e os problemas associados, como superlotação em abrigos e riscos à saúde pública”.

O trailer do “Castramóvel” tem o seu interior adaptado para realização de cirurgias de esterilização (castração), e possui quatro ambientes internos, com sala de pré-operatório, sala de paramentação, centro cirúrgico e sala de pós-operatório. Cabe ao tutor ficar responsável pelos cuidados pós-cirúrgicos, como medicação e roupa cirúrgica quando necessário.

“Reduzir a reprodução indesejada de animais diminui a probabilidade de transmissão de doenças zoonóticas, que são aquelas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Além disso, ao controlar a população de animais abandonados, reduz-se a competição por recursos naturais, como alimentos e água, o que pode ajudar a preservar o equilíbrio ambiental e reduzir conflitos”, complementa a professora Paula.