“CASTRAMÓVEL” presta atendimentos de castração gratuita no UNIESP

  • Tue, 04/Jun/2024

O “Castramóvel”, equipamento que realiza cirurgias de castração em cães e gatos, está novamente estacionado e operando a partir desta terça-feira (04) na lateral do Bloco Central do UNIESP. O serviço, que é oferecido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de João Pessoa, fará atendimentos até o dia 15 de junho de forma gratuita;

Para solicitar a esterilização de seu pet, o tutor deve solicitar através do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, disponível para Android, IOS e no site da prefeitura municipal de João Pessoa. Os agendamentos devem ser feitos por pessoas maiores de 18 anos, residentes na capital paraibana. Após preenchimento dos dados, o dono do bichinho deve aguardar o contato dos técnicos da Diretoria de Bem-Estar Animal da SEMAM.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIESP, professora Paula Fernanda, enfatiza que a castração contribui não só para a saúde do animal como traz benefícios para a sociedade. “Para o animal, ajuda a prevenir doenças, reduzir comportamentos agressivos e eliminar o risco de reprodução indesejada. Para a sociedade, contribui para o controle populacional de animais abandonados, reduzindo o número de animais de rua e os problemas associados, como superlotação em abrigos e riscos à saúde pública”.

O trailer do “Castramóvel” tem o seu interior adaptado para realização de cirurgias de esterilização (castração), e possui quatro ambientes internos, com sala de pré-operatório, sala de paramentação, centro cirúrgico e sala de pós-operatório. Cabe ao tutor ficar responsável pelos cuidados pós-cirúrgicos, como medicação e roupa cirúrgica quando necessário.

“Reduzir a reprodução indesejada de animais diminui a probabilidade de transmissão de doenças zoonóticas, que são aquelas que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Além disso, ao controlar a população de animais abandonados, reduz-se a competição por recursos naturais, como alimentos e água, o que pode ajudar a preservar o equilíbrio ambiental e reduzir conflitos”, complementa a professora Paula.




MAIS NOTÍCIAS



Núcleo de Experiência do Aluno (NEXA): seu canal de apoio e orientação no UNIESP
02 Jun
Núcleo de Experiência do Aluno (NEXA): seu canal de apoio e orientação no UNIESP

Setor acompanha toda a jornada dos estudantes na instituição

Coordenação de Internacionalização divulga resultado do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.1
29 May
Coordenação de Internacionalização divulga resultado do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.1

Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal

UNIESP recebe o GUOB Community Day - Jampa Edition
27 May
UNIESP recebe o GUOB Community Day - Jampa Edition

Evento que reúne usuários do ecossistema Oracle acontece pela primeira vez em João Pessoa



CPA: período de avaliação institucional vai até 6 de junho
26 May
CPA: período de avaliação institucional vai até 6 de junho

Avaliação é realizada no Portal do Aluno

UNIESP lança MBA em Contratos Imobiliários e Regularização Imobiliária
25 May
UNIESP lança MBA em Contratos Imobiliários e Regularização Imobiliária

Curso surge como resposta à crescente demanda do mercado imobiliário atual

UNIESP realiza I Simpósio de Neuropsicologia da Paraíba
20 May
UNIESP realiza I Simpósio de Neuropsicologia da Paraíba

Evento é organizado pela Liga Acadêmica de Neuropsicologia da instituição