4 museus para visitar sem sair de casa

• Seg, 06/Abr/2020

Em muitos lugares do mundo, segundas e terças-feiras podem ser considerados dias para economizar dinheiro no acesso à cultura. Dessa forma, é possível visitar museus com baixo custo, ou até mesmo de graça. A novidade é que: você não precisa esperar a quarentena acabar para conhecer novos lugares. Confira 4 museus ao redor do mundo que estão disponíveis para visitação online.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

É um dos mais importantes museus de arte do Brasil que se localiza no bairro do Jardim da Luz na cidade de São Paulo e ocupa um edifício construído em 1900. Por conta da pandemia covid-19, as atividades do museu foram paralisadas. Porém, ainda se pode visitar as suas principais salas através do Google Arts & Culture, que fornece uma visita de experiência 360° para os internautas. Essas visitas, podem ser feitas não só na pinacoteca como também em diversos outros museus do Brasil e do mundo.

Art Institute of Chicago

O diferencial do museu de belas artes em Chicago, Illinois, é sem dúvidas por conta da sua notável coleção de obras do impressionismo. E para quem já assistiu o filme “Curtindo a Vida Adoidado” já deu uma “voltinha” lúdica pelas salas deste museu acompanhando as aventuras de Ferris Bueller. Pelo portal oficial do museu, é possível explorar a galeria de quadros, realizar uma visita virtual e ainda experienciar ações interativas com algumas de suas peças.

Museu do Vaticano

Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º e ainda sem pegar nenhuma fila ;) . O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Museu Anne Frank House

Localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra. Quem tiver disponível óculos de realidade virtual poderá usá-los é possível usá-los em uma sessão especial.