Alunas de Medicina Veterinária do UNIESP estão em RS ajudando aos animais da tragédia

• Qua, 12/Jun/2024

POR MAIS PB:

Um grupo de alunos do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Uniesp embarcou na última sexta-feira, para o Rio Grande do Sul com a finalidade de ajudar a equipe nacional que trabalhando noite com os animais  perdidos, feridos e os que perderam seus donos. São cinco na equipe do 7º período de medicina veterinária do Uniesp

Segundo a estudante Adriana Cabral, que está à frente desse trabalho, desde que aconteceu a tragédia que o seu desejo era ir para RS se juntar ao pessoal que está salvando os animais.

Ela é proprietária do primeiro Hemocentro veterinário da Paraíba, HEMOCARE VET e membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT) faz parte de um grupo e membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT) e no grupo houve um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul.

“Desde que ocorreu a catástrofe meu coração se encheu de compaixão e eu sabia que não podia assistir de tão longe sem fazer nada.  Veio um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul e nos solidarizamos na hora”.

O chamado veio especificamente da médica Daniele Duhart que está no comando dos trabalhos desde o primeiro dia do desastre: “Sim. Ela relatou estar muito cansada, sem dormir, poucos voluntários com capacitação técnica de lidar com animais, aplicar medicação, curativos etc e muitas pessoas devastadas psicologicamente”, lembra Adriana.

“Diante disso eu entrei em contato com ela e começamos a desenhar a possibilidade de irmos. Em princípio até pensei em ir sozinha mas resolvi compartilhar com minhas colegas de turma e surgiu a ideia de montarmos uma equipe. A primeira pessoa a quem pedi ajuda foi Gerardo Rabello que fez de cara um vídeo de apelo e através de seus contatos um empresário anônimo  nos abençoou com as passagens aéreas ida e volta de todos os trechos. Na sequência conversei com minha coordenadora da UNIESP professora Paula Fernanda, que apoiou a ideia de imediato e nossa reitora Erika Marques que prontamente nos atendeu no que pode”, revela.

Roteiro

O grupo do UNIESP deixou João Pessoa, sexta-feira passada (07)  da calçada do HEMOCENTRO VETERINÁRIO – HEMOCARE VET direto para o Recife, onde embarcaram com escala em São Paulo e depois Florianópolis e na sequência para Pelotas (RS) –  de lá seguiram viagem para Porto Alegre de ônibus. Foram mais 20h viajando até chegar a capital de RS.

Adriana e equipe que já está em campo de trabalho, lembrou que a “emoção é muito grande e as expectativas também, mas estamos preparadas para ajudar em qualquer situação que se fizer necessário e nos apoiaremos mutuamente como equipe”.

Estamos sim! Não nos importa se formos limpar baias, dormir pouco para revezar, o que for preciso para dar alento aos médicos e enfermeiros de lá para que possam descansar um pouco enquanto estivermos lá, faremos”.

MaisPB – Essa é a primeira vez que alunos (a) paraibanas vão ao RS ?

Adriana Cabral – Então, que eu saiba somos o primeiro grupo de civis daqui do estado que irão para lá ….somente bombeiros e acho que militares foram e estão lá neste momento.

Apoio – “Tivemos apoio de muitas pessoas através de nossa RIFA, família, amigos, pessoas que nem conhecemos. A nossa Universidade nos apoiou, a prefeitura de João Pessoa que nos cedeu transporte ida e volta até Recife, também tivemos apoio do vereador Guga e do diretor do Bem-Estar Animal, Ítalo, onde através de seus contatos nos apoiou com ajuda para o trecho de transportes terrestres – quando chegarmos em Pelotas (RS) para nos dirigirmos a Porto Alegre. Gratidão é pouco. Nos sentimos extremamente abençoadas por todas essas pessoas que nos ajudaram, desde as anônimas até os mais públicos e honraremos a bandeira da Paraíba ajudando os irmãos gaúchos que estão tão vulneráveis neste momento de aflição”.

Aproveito para agradecer a imprensa Paraibana que não se furtou em cobrir e divulgar nossa missão com muito zelo e carinho! Queremos voltar com muitas histórias de aprendizado, superação, crescimento pessoal e aperfeiçoamento profissional para aplicarmos no nosso estado! Voltaremos na madrugada do dia 17/06 no mesmo itinerário da ida”.