Aluno IESP é eleito melhor goleiro em campeonato nacional de Futebol de Cinco

• Sex, 08/Nov/2019

O aluno IESP Thiago Lucena foi eleito o melhor goleiro da Copa Loterias Caixas de Futebol de Cinco – Série A, considerada a mais importante competição para deficientes visuais do país. O atleta, que jogou pela Associação Matogrossense de Cegos (AMC), teve o desempenho elogiado inclusive pela comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade, a melhor do mundo com cinco títulos mundiais.

Thiago é estudante do segundo período de Educação Física. Ele conta pratica a modalidade desde 2015, advindo do futsal convencional, o que exigia uma adaptação. “No início foi um pouco complicado, pois, no futsal convencional, eu sou muito de jogar fora da área e ajudar jogando com os pés, coisa que não pode no futebol de cinco, pois o goleiro tem uma área reduzida e não pode tocar fora da área”, explicou.

A posição de goleiro é a única que é exercida por um atleta que enxerga, cabendo a ele também orientar a equipe. Os jogadores se guiam em campo através um guizo que há dentro da bola e pelas orientações.

A Copa Loterias Caixa deste ano foi disputada entre o fim de outubro e o início de novembro, e contou com 12 times, que disputaram uma fase de grupo e etapas mata-mata. A AMC, equipe de Thiago, ficou na quarta colocação. A prêmio de melhor goleiro é dado através de escolha da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), responsável pela seleção.

O atleta se mostrou muito feliz com a premiação. “Para mim foi uma sensação maravilhosa, que ainda estou curtindo muito. Nos outros anos eu tinha feito boa competições, mas graças a Deus, este ano foi tudo perfeito e pude, além de ajudar minha equipe, me destacar individualmente. Posso dizer que me sinto realizado com o prêmio de melhor goleiro do Brasil em 2019”, afirmou.