Alunos de Fisioterapia realizam teleatendimentos com pacientes da Clínica Integrada de Saúde

• Ter, 04/Ago/2020

Para dar continuidade ao acompanhamento dos pacientes assistidos na Clínica de Fisioterapia da Clínica Integrada de Saúde (CIS) do Uniesp, os alunos estão realizando teleatendimentos. Este serviço surgiu como proposta do Conselho Regional de Fisioterapia para que os tratamentos da área não fossem interrompidos no período de isolamento social. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas de videoconferência, permitindo o acompanhamento on-line.

O serviço é oferecido apenas para pacientes que estavam sendo acompanhados desde o início do semestre, pois, para iniciar o tratamento, é necessária uma avaliação fisioterapêutica que só pode ser feita presencialmente.

Através de chamadas de vídeo, o estudante de Fisioterapia, acompanhado pelo docente supervisor, orienta o paciente, seus familiares e/ou cuidadores sobre os exercícios que ele deve fazer. Os horários seguem o cronograma de práticas da respectiva disciplina correspondente a área de atendimento.

Segundo a professora Juliana Santos, responsável técnica pela Clínica de Fisioterapia da CIS, os teleatendimentos, além de permitir esta troca de informações e orientações, possibilitam um acompanhamento mesmo à distância, assim como conseguem estreitar os laços entre fisioterapeuta, alunos e paciente com o uso de diversas mídias. “O teleatendimento é um momento benéfico tanto para o aluno que se sente mais responsável na construção de estratégias para melhorar a qualidade de vida do paciente, quanto para o próprio paciente que se sente co-responsável pela sua saúde, já que agora que o fisioterapeuta não está presente, ele tem que seguir orientações que recebe de forma virtual e tem que praticar em outro momento que não é o da consulta”, explicou.

Ela ressalta ainda que, além da questão de saúde, o aspecto afetivo e emocional é fundamental no processo de cura. “Apesar de ser um momento curto permite que o paciente se sinta acolhido e acompanhado, mesmo que a distância”, afirmou.