Avô conclui Arquitetura aos 73 anos e neta ingressa no mesmo curso

  • Thu, 27/Jun/2024

Nunca é tarde para realizar um sonho, e quando você realiza um objetivo com amor e dedicação, a jornada de luta acaba inspirando outras pessoas. Essa verdade é exemplificada pela linda história de Walter Costa, que se formou em Arquitetura e Urbanismo pelo UNIESP aos 73 anos e foi o grande modelo que levou sua neta, Luiza Bandeira, a seguir seus passos, ingressando na mesma graduação.

Esse relato foi um dos destaques na Cerimônia de Acolhida do Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CACAU). Luiza ingressou no curso em 2024 influenciada pelo amor do avô pela área. Ele se formou em 2022, após uma jornada acadêmica exemplar, mesmo enfrentando um câncer de pâncreas, descoberto logo no segundo período. Apesar das dificuldades, sua persistência, determinação e paixão foram determinantes para que Walter concluísse a qualificação.

“Minha neta perguntou: ‘vô, o curso é difícil?’. Eu sempre disse a ela que nada é difícil quando você quer realizar um sonho. Ninguém nasce com aprendizado, tem que ir atrás. Eu sempre tive esse norte para a arquitetura, e pude realizar esse sonho com idade já avançada. Quando a gente abraça com amor, nada é difícil”, explicou.

Antes de ingressar no UNIESP, Walter trabalhou no serviço público federal como desenhista arquitetônico, além de ser artista plástico. A aptidão para as habilidades manuais foi herdada pela neta. “Quando ia na casa do meu avô e via a sala cheia de quadros e desenhos, isso, de uma forma, era como se me abraçasse. Todas as vezes que ele falava o quanto era feliz fazendo o curso de arquitetura, apesar da idade e da doença, sempre demonstrava gratidão e sempre me mostrava seus desenhos e projetos com o maior sorriso no rosto. Com isso surgiu minha vontade de cursar arquitetura”, revelou Luiza.

Ela destacou que um de seus sonhos era que o seu avô a visse entrando na mesma faculdade que ele se graduou. “A trajetória dele, sem dúvidas, é o meu maior exemplo e a minha maior motivação no decorrer do curso. O apoio dele é fundamental e por isso eu sou muito grata de seguir os passos dele com o maior orgulho”.

O percurso acadêmico de Walter Costa foi exemplar concluindo o curso no tempo regular previsto, como enfatizou a coordenadora Isis Mero. “Ele é uma referência para a gente. Ingressou no curso em idade avançada e mesmo passando por um processo de câncer sempre foi muito dedicado, um aluno excelente, e todos os professores tinham carinho e admiração por ele. Quando foi neste semestre, fomos surpreendidos pela neta dele, que ingressou em 2024.1 tendo em vista o exemplo do avô. Ela também é uma aluna excelente e uma pessoa maravilhosa”.

Relembrando sua trajetória acadêmica, o arquiteto falou um pouco sobre sua luta contra o câncer de pâncreas ainda no início de sua graduação. Ele conta que, apesar da difícil notícia, recebeu o apoio dos colegas e da família para continuar em busca de seu sonho. “Quando recebi a notícia, isso me fortaleceu ainda mais para concluir o curso. Tive o apoio da minha família. Minha esposa em momento nenhum pediu para que eu desistisse, pelo contrário, me deixou bem a vontade para seguir em frente. Quando dei a notícia aos colegas em sala de aula, houve um chororó e eu chorei junto com eles. Não de tristeza, mas de saudade, porque pensei que não ia finalizar a graduação. Mas fui muito bem acolhido por eles, que tinham idade para ser meus netos, inclusive os professores, que têm idade para ser meus irmãos e até filhos. Foram 5 anos de muita alegria”.

“O conselho que eu dou para uma pessoa que deixou de estudar ou tenha a sensação de amar uma área, como a arquitetura é que façam o curso, pois não existe idade para começar. Quem manda na idade é a cabeça. Com 68 anos, com a vida estabilizada, quando se almeja descanso e tranquilidade, eu comecei. Minha perseverança para adquirir o conhecimento na vida sempre foi muito grande”, concluiu.




MAIS NOTÍCIAS



Atualização das Bolsas PROUNI 2024.2
29 Nov
Atualização das Bolsas PROUNI 2024.2

Realize a assinatura no termo de atualização envie o documento assinado até 09 de dezembro de 2024

UNIESP e SINE-PB Promovem Capacitação em Empregabilidade para Jovens Talentos
18 Nov
UNIESP e SINE-PB Promovem Capacitação em Empregabilidade para Jovens Talentos

Nos dias 19 e 21 de novembro, o Auditório Executivo do UNIESP sediará o treinamento “Estratégias de Empregabilidade para Jovens Talentos”



UNIESP realiza Torneio Inova de Xadrez na sexta (18)
11 Oct
UNIESP realiza Torneio Inova de Xadrez na sexta (18)

A atividade acontece na Biblioteca Padre Dourado, 1º andar do Bloco Central, e tem o apoio da Federação Paraibana de Xadrez