Biblioteca Padre Dourado lança campanha de doação de sangue

• Sex, 30/Out/2020

A Biblioteca Pare Dourado, do UNIESP, deu início a uma campanha solidária de doação de sangue. Como incentivo, o participante poderá pagar qualquer multa da biblioteca doando sangue para o Hemocentro de João Pessoa. Basta marcar sua doação e direcioná-la para “Doação Solidária Biblioteca Padre Dourado 01/2020, código 492”. Depois disso, é só preencher o requerimento na biblioteca, com o comprovante de doação anexado. O projeto vai até o fim do Inova UNIESP, no dia 09 de novembro.

A bibliotecária responsável pela Biblioteca Padre Dourado, Elaine Moreira, enfatizou que os hospitais estão passando por uma grande necessidade de doações. “Devido a esse tempo de pandemia que estamos passando, muitas pessoas estão hospitalizadas e os bancos de sangue estão precisando de doações da população. O próprio hemocentro está fazendo campanhas para poder contribuir com o banco de sangue e salvar vidas. Então, a nossa iniciativa foi de fazer essa campanha em prol da saúde da população, principalmente considerando a necessidade nesses tempos”, explicou.

O Hemocentro de João Pessoa atende de segunda a sexta das 7h às 17h30 e aos sábados das 7h às 12h, na Av. D. Pedro II, nº 1548, Jaguaribe. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp, através do número (83) 3133-3473. CONFIRA OS REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

• Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;
  • Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
  • Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
  • Não ter diabetes;
  • Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
  • Não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
  • Não estar acompanhado de crianças, sem acompanhante na hora da doação;
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.