Complexo de Anatomia Veterinária do UNIESP adquire maior acervo didático de biomodelos 3D da Paraíba

  • Thu, 05/Mar/2026

O curso de Medicina Veterinária do UNIESP agora dispõe do maior acervo didático de biomodelos 3D da Paraíba. São mais de 280 peças que serão utilizadas nas aulas práticas como ferramentas didáticas auxiliares às peças anatômicas reais já disponíveis.

Os biomodelos são confeccionados com alta precisão anatômica em um material biocompatível e biodegradável, contribuindo para uma maior biossegurança no ambiente acadêmico. O acervo é fruto de uma parceria com a 3D Medicine Vet, empresa especializada na confecção de biomodelos tridimensionais.

“A integração entre modelos físicos tradicionais e biomodelos impressos em 3D fortalece o processo de aprendizagem, amplia as possibilidades de estudo e contribui significativamente para a biossegurança no ambiente acadêmico. Com um acervo mais completo, tecnológico e acessível, o laboratório proporciona uma formação ainda mais qualificada, aliando inovação, responsabilidade e excelência no ensino da Medicina Veterinária”, explica o professor Lucas Carvalho.

A diversidade do acervo, que conta com peças de animais exóticos e silvestres, como gavião, falcão, bicho-preguiça e serpentes, possibilita o estudo de espécies cujas peças anatômicas são de difícil acesso, inclusive animais em extinção. 

Os biomodelos 3D são aplicados também na simulação cirúrgica. Os alunos das disciplinas de Técnica Cirúrgica e Cirurgias poderão utilizar esses modelos em simulações cirúrgicas e outros procedimentos, favorecendo o aprendizado por meio da prática.




MAIS NOTÍCIAS



Estudantes do UNIESP desenvolvem projeto para a CASACOR Paraíba 2026
24 Sep
Estudantes do UNIESP desenvolvem projeto para a CASACOR Paraíba 2026

Orientados pela coordenadora Maiara Belo, alunos dos cursos de Design participam da maior exposição de Design e Arquitetura do país

Divulgado o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de 2026.2
23 Sep
Divulgado o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de 2026.2

Documento inclui informações sobre colaboradores do UNIESP divididos por sexo, raça e etnia

Coordenação de Internacionalização lança edital do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.2
22 Sep
Coordenação de Internacionalização lança edital do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.2

Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal



UNIESP celebra Dia do Contador com o “Conexão Contábil: Além dos números”
21 Sep
UNIESP celebra Dia do Contador com o “Conexão Contábil: Além dos números”

Encontro acontecerá amanhã (22) a partir das 18h30, no Auditório Executivo

III Viva a Cultura Indígena celebra diálogo entre saberes ancestrais e acadêmicos
16 Sep
III Viva a Cultura Indígena celebra diálogo entre saberes ancestrais e acadêmicos

Evento aconteceu pela primeira vez na Aldeia Vitória