Confira as orientações de combate ao covid-19

• Ter, 22/Nov/2022

Com o aumento no número de casos de Covid-19 nos últimos dias, o Governo da Paraíba divulgou algumas orientações de prevenção em combate ao vírus, que devem ser seguidas pelos estudantes do UNIESP.

É recomendado o uso de máscara cirúrgica ou PFF2/N95  em locais fechados, como salas de aula, laboratório, coordenações e afins. Deve ser evitado o contato físico com pessoas imunocomprometidas ou que apresentem fatores de risco, bem como a aglomeração de pessoas.

Também é indicado a higienização das mãos com água e sabão e também com álcool 70%. Em toda a instituição, nos halls dos blocos e nos banheiros, estão distribuídos recipientes com álcool em gel. Fique atento na hora de sua alimentação, para não compartilhar objetos pessoais e manter distanciamento de pessoas neste momento.

ORIENTAÇÕES DE ISOLAMENTO DOMICILIAR

O Ministério da Saúde orienta que quem realizar testagem (diagnóstico molecular ou teste rápido de antígeno) para Covid-19 com resultado negativo no 5º dia, pode sair do isolamento antes do prazo de sete dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas, e sem o uso de antitérmicos.

Se o resultado for positivo, é necessário permanecer em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas.

Para aqueles que no 7º dia ainda apresentarem sintomas, é obrigatória a realização da testagem, de acordo com o ministério. Caso o resultado seja negativo, a pessoa deverá aguardar 24 horas sem sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, para sair do isolamento.

Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos dez dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h.