Curso de Nutrição Inaugura laboratórios de Análise Sensorial e Análise de Alimentos

  • Tue, 14/Sep/2021

O UNIESP Centro Universitário celebrou nesta quinta-feira (09) o lançamento do Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos e do Laboratório de Análise de Alimentos, que serão utilizados pelos alunos do curso de Nutrição. A estrutura conta com equipamentos da mais alta qualidade, presentes em pouquíssimas instituições do Nordeste. Eles estão localizados no Bloco F da instituição. 

Além da inauguração das novas áreas, o antigo Laboratório de Ciência dos Alimentos recebeu melhorias, passando a se chamar, agora, “Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos”. Ele recebeu aparelhos para desidratação de alimentos, máquinas para processamento de carnes, e outros aparatos que permitirão maior imersão no processo de produção de alimentos. Os três laboratórios funcionarão em sinergia, permitindo ao estudante um melhor aprofundamento nas mais diversas atividades da nutrição.

A coordenadora do curso de Nutrição do UNIESP, professora Glória Medeiros, enfatizou a importância da estrutura para o desenvolvimento dos estudantes. “Aqui nós vamos fazer muitos trabalhos, não só no que diz respeito às aulas, mas na área da pesquisa científica também. A sensação é de dever cumprido com a conclusão dos laboratórios. Os alunos terão ainda mais oportunidades de aprendizagem”, afirmou

A reitora do UNIESP, professora Erika Marques, atentou para o empenho da instituição em fornecer o que há de melhor para a formação do futuro profissional. “Com a inauguração desse laboratório, o UNIESP comprova mais uma vez a sua preocupação e o seu direcionamento com a qualidade. Aqui, as diversas formas de análises vão ser feitas, tendo em vista que este é um laboratório de ponta, de tecnologia super avançada, que vai fomentar muita pesquisa. E é com muita alegria que inauguramos este equipamento”, concluiu.

O técnico responsável pela implantação do laboratório, o professor doutor Carlos Eduardo Vasconcelos, explicou um pouco sobre o funcionamento das áreas. Ele disse que o Laboratório de Análise Sensorial fará conexão com o antigo Laboratório de alimentos através de cabines individuais de degustação. Sua construção seguiu todas as normas da ABNT, com capacidade para sete provadores ao mesmo tempo, que poderão fazer os testes sensoriais mais diversos.

Já o Laboratório de Análise de Alimentos, que atenderá a diversas disciplinas, tem capacidade para 62 alunos, tendo materiais que permitem a simulação do trato gastrointestinal, além de aparelhos para a análise de composição centesimal. Entre os equipamentos estão um ultrafreezer, aparelhos de estudo microbiológico e todo sistema preventivo de acidentes.

Os laboratórios passaram por um primeiro teste prático na semana de seu lançamento, na disciplina de Bromatologia. As demais aulas práticas acontecerão em conformidade com o calendário divulgado pela coordenação de curso.

YORDAN CAVALCANTI




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP terá Plantão de Matrículas neste sábado (17)
16 Jan
UNIESP terá Plantão de Matrículas neste sábado (17)

Atendimento presencial e online será das 8h às 16h

ENEM 2025: nota do exame pode valer bolsas de até 100% no UNIESP
16 Jan
ENEM 2025: nota do exame pode valer bolsas de até 100% no UNIESP

Notas foram divulgadas hoje (16). Quanto maior a nota do candidato, maior o desconto.

Semestre 2026.1: início das aulas dos ingressantes acontece em 23 de fevereiro
14 Jan
Semestre 2026.1: início das aulas dos ingressantes acontece em 23 de fevereiro

Novos alunos começarão o semestre após o Carnaval



Terapia Ocupacional: conheça a nova graduação do UNIESP
13 Jan
Terapia Ocupacional: conheça a nova graduação do UNIESP

Formação prepara profissionais para atuar na promoção da saúde, prevenção, reabilitação e inclusão social

Campanha “Indica Mais” oferece descontos aos estudantes do UNIESP
12 Jan
Campanha “Indica Mais” oferece descontos aos estudantes do UNIESP

Campanha é válida até 30 de abril e oferece R$ 100,00 de desconto por cada indicação

Especialização em Doenças Raras recebe médica geneticista do Centro de Doenças Raras de João Pessoa
06 Jan
Especialização em Doenças Raras recebe médica geneticista do Centro de Doenças Raras de João Pessoa

Prof.ª Dra. Tereza Helena Tavares Maurício é mestra em Genética e doutora em Ciências da Saúde