Curso de Nutrição Inaugura laboratórios de Análise Sensorial e Análise de Alimentos

  • Ter, 14/Set/2021

O UNIESP Centro Universitário celebrou nesta quinta-feira (09) o lançamento do Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos e do Laboratório de Análise de Alimentos, que serão utilizados pelos alunos do curso de Nutrição. A estrutura conta com equipamentos da mais alta qualidade, presentes em pouquíssimas instituições do Nordeste. Eles estão localizados no Bloco F da instituição. 

Além da inauguração das novas áreas, o antigo Laboratório de Ciência dos Alimentos recebeu melhorias, passando a se chamar, agora, “Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos”. Ele recebeu aparelhos para desidratação de alimentos, máquinas para processamento de carnes, e outros aparatos que permitirão maior imersão no processo de produção de alimentos. Os três laboratórios funcionarão em sinergia, permitindo ao estudante um melhor aprofundamento nas mais diversas atividades da nutrição.

A coordenadora do curso de Nutrição do UNIESP, professora Glória Medeiros, enfatizou a importância da estrutura para o desenvolvimento dos estudantes. “Aqui nós vamos fazer muitos trabalhos, não só no que diz respeito às aulas, mas na área da pesquisa científica também. A sensação é de dever cumprido com a conclusão dos laboratórios. Os alunos terão ainda mais oportunidades de aprendizagem”, afirmou

A reitora do UNIESP, professora Erika Marques, atentou para o empenho da instituição em fornecer o que há de melhor para a formação do futuro profissional. “Com a inauguração desse laboratório, o UNIESP comprova mais uma vez a sua preocupação e o seu direcionamento com a qualidade. Aqui, as diversas formas de análises vão ser feitas, tendo em vista que este é um laboratório de ponta, de tecnologia super avançada, que vai fomentar muita pesquisa. E é com muita alegria que inauguramos este equipamento”, concluiu.

O técnico responsável pela implantação do laboratório, o professor doutor Carlos Eduardo Vasconcelos, explicou um pouco sobre o funcionamento das áreas. Ele disse que o Laboratório de Análise Sensorial fará conexão com o antigo Laboratório de alimentos através de cabines individuais de degustação. Sua construção seguiu todas as normas da ABNT, com capacidade para sete provadores ao mesmo tempo, que poderão fazer os testes sensoriais mais diversos.

Já o Laboratório de Análise de Alimentos, que atenderá a diversas disciplinas, tem capacidade para 62 alunos, tendo materiais que permitem a simulação do trato gastrointestinal, além de aparelhos para a análise de composição centesimal. Entre os equipamentos estão um ultrafreezer, aparelhos de estudo microbiológico e todo sistema preventivo de acidentes.

Os laboratórios passaram por um primeiro teste prático na semana de seu lançamento, na disciplina de Bromatologia. As demais aulas práticas acontecerão em conformidade com o calendário divulgado pela coordenação de curso.

YORDAN CAVALCANTI




MAIS NOTÍCIAS



Lançada edição 2021.2 da revista Campo do Saber
21 Dez
Lançada edição 2021.2 da revista Campo do Saber

O periódico, que está em seu 7º Volume, contém 11 artigos das diversas disciplinas da área de Ciências Humanas

Editora UNIESP publica livro de resumos do 21º Encontro de Iniciação Científica
16 Dez
Editora UNIESP publica livro de resumos do 21º Encontro de Iniciação Científica

A publicação é resultado das pesquisas científicas realizadas por alunos e professores dos diversos cursos da instituição no ano de 2021



Vôlei feminino do UNIESP é bicampeão da Copa Regina Coeli
15 Dez
Vôlei feminino do UNIESP é bicampeão da Copa Regina Coeli

A conquista veio após vitória contra o time Juntas e Misturadas, por 2 sets a 1, neste fim de semana

Confira o Calendário Acadêmico do semestre 2022.1
14 Dez
Confira o Calendário Acadêmico do semestre 2022.1

O documento informa sobre os feriados, períodos de matrículas e ajustes, semana de avaliação, datas comemorativas, entre outros

Divulgado resultado do Processo Seletivo Docente de Medicina Veterinária
13 Dez
Divulgado resultado do Processo Seletivo Docente de Medicina Veterinária

Os aprovados serão contatados pelo Setor Pessoal do UNIESP e deverão ser integrados ao corpo docente da graduação para atuar em 2022.1