Curso de Nutrição Inaugura laboratórios de Análise Sensorial e Análise de Alimentos

  • Ter, 14/Set/2021

O UNIESP Centro Universitário celebrou nesta quinta-feira (09) o lançamento do Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos e do Laboratório de Análise de Alimentos, que serão utilizados pelos alunos do curso de Nutrição. A estrutura conta com equipamentos da mais alta qualidade, presentes em pouquíssimas instituições do Nordeste. Eles estão localizados no Bloco F da instituição. 

Além da inauguração das novas áreas, o antigo Laboratório de Ciência dos Alimentos recebeu melhorias, passando a se chamar, agora, “Laboratório de Tecnologia e Processamento de Alimentos”. Ele recebeu aparelhos para desidratação de alimentos, máquinas para processamento de carnes, e outros aparatos que permitirão maior imersão no processo de produção de alimentos. Os três laboratórios funcionarão em sinergia, permitindo ao estudante um melhor aprofundamento nas mais diversas atividades da nutrição.

A coordenadora do curso de Nutrição do UNIESP, professora Glória Medeiros, enfatizou a importância da estrutura para o desenvolvimento dos estudantes. “Aqui nós vamos fazer muitos trabalhos, não só no que diz respeito às aulas, mas na área da pesquisa científica também. A sensação é de dever cumprido com a conclusão dos laboratórios. Os alunos terão ainda mais oportunidades de aprendizagem”, afirmou

A reitora do UNIESP, professora Erika Marques, atentou para o empenho da instituição em fornecer o que há de melhor para a formação do futuro profissional. “Com a inauguração desse laboratório, o UNIESP comprova mais uma vez a sua preocupação e o seu direcionamento com a qualidade. Aqui, as diversas formas de análises vão ser feitas, tendo em vista que este é um laboratório de ponta, de tecnologia super avançada, que vai fomentar muita pesquisa. E é com muita alegria que inauguramos este equipamento”, concluiu.

O técnico responsável pela implantação do laboratório, o professor doutor Carlos Eduardo Vasconcelos, explicou um pouco sobre o funcionamento das áreas. Ele disse que o Laboratório de Análise Sensorial fará conexão com o antigo Laboratório de alimentos através de cabines individuais de degustação. Sua construção seguiu todas as normas da ABNT, com capacidade para sete provadores ao mesmo tempo, que poderão fazer os testes sensoriais mais diversos.

Já o Laboratório de Análise de Alimentos, que atenderá a diversas disciplinas, tem capacidade para 62 alunos, tendo materiais que permitem a simulação do trato gastrointestinal, além de aparelhos para a análise de composição centesimal. Entre os equipamentos estão um ultrafreezer, aparelhos de estudo microbiológico e todo sistema preventivo de acidentes.

Os laboratórios passaram por um primeiro teste prático na semana de seu lançamento, na disciplina de Bromatologia. As demais aulas práticas acontecerão em conformidade com o calendário divulgado pela coordenação de curso.

YORDAN CAVALCANTI




MAIS NOTÍCIAS



Momento Enade acontece neste sábado (25)
23 Set
Momento Enade acontece neste sábado (25)

O exame envolverá os cursos de Pedagogia, Educação Física e Sistemas de Informação, e acontecerá no dia 14 de novembro

Alunos de Psicologia fazem campanha de doação de roupas
21 Set
Alunos de Psicologia fazem campanha de doação de roupas

A arrecadação vai até o dia 30 de setembro. O material irá beneficiar pessoas em situação de rua

Atletas apoiados pelo UNIESP André Stein (Vôlei de Praia) e Silvana Fernandes (parataekwondo) fazem visita
21 Set
Atletas apoiados pelo UNIESP André Stein (Vôlei de Praia) e Silvana Fernandes (parataekwondo) fazem visita

Encontro tratou da apresentação do cronograma de competições. Eles foram recebidos pelo coordenador do curso de Educação Física



UNIESP inaugura o novo Centro de Ciências Farmacêuticas
16 Set
UNIESP inaugura o novo Centro de Ciências Farmacêuticas

Lançamento aconteceu na noite desta terça-feira (14). A estrutura contempla várias áreas de estudo em Farmácia

UNIESP realiza aulão gratuito para o Enem dias 26 e 27 de outubro
15 Set
UNIESP realiza aulão gratuito para o Enem dias 26 e 27 de outubro

As inscrições são abertas a todo público. Evento conta com participação de grandes professores das áreas abordadas no exame

Seleção para monitorias em Enfermagem na Clínica Escola é aberta
10 Set
Seleção para monitorias em Enfermagem na Clínica Escola é aberta

São oferecidas 25 vagas para estudantes da graduação. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro