Empoderamento e reconhecimento: mesa redonda e cerimônia de premiação 'mulheres que inspiram' no dia internacional das mulheres

  • Sex, 08/Mar/2024

Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a Comissão Especial ADM Mulher do CRA-PB (Conselho Regional de Administração da Paraíba), a APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração) e a Coordenação do Curso de Administração de Empresas do UNIESP Centro Universitário unem forças para promover uma mesa redonda significativa com o tema "Enfrentamento do Assédio e da Violência Contra Mulheres em Ambientes Pessoais e Profissionais". O evento está marcado para o dia 13 de março às 19h, no Auditório Master do UNIESP. A participação é gratuita e aberta a estudantes, profissionais de administração e ao público em geral. As inscrições podem ser feitas através do site: https://www.even3.com.br/crapbdiadamulher2024/.

A mesa redonda será coordenada pela administradora e pós-doutora Luciane Albuquerque Sá de Sousa, que é professora universitária e membro da Comissão Especial ADM Mulher. As debatedoras convidadas serão a administradora Cleide Marinho, gerente do CRA-PB, e a Dra. Roberta Neiva, diretora de operações do Detran da Paraíba e delegada da Polícia Civil da Paraíba.

Durante o evento, a Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) organizará a cerimônia de entrega da medalha "Mulheres que Inspiram". Esta homenagem destaca o papel crucial da liderança feminina e o impacto transformador dessas mulheres em suas comunidades e campos profissionais, celebrando suas trajetórias inspiradoras e seu compromisso com a excelência.

As distinguidas com esta honraria no ano de 2024 são: Cleide da Silva Marinho, que atua como gerente no CRA-PB; Elisa Aragão Vieira, responsável pela coordenação da Comissão Especial ADM Mulher do CRA-PB; Luciana Ribeiro Rabay Butcher, sócia-fundadora da Empresa de Consultoria Braziliant Mercado e Inovação (BRAMI) e presidente da APCA; Luciane Albuquerque Sá de Souza, responsável pela coordenação do Mestrado e Doutorado em Administração da Ivy Enber Christian University e vice-presidente da APCA; Roberta Golvea Neiva, diretora de Operações do Detran da Paraíba e delegada da Polícia Civil da Paraíba; Rosa de Fátima Gondim Nascimento, integrante da APCA; Suelem Almeida Pinto, coordenadora do Curso de Administração de Empresas do UNIESP.

SOBRE AS PARTICIPANTES DA MESA REDONDA:

COORDENADORA DA MESA REDONDA: LUCIANE ALBUQUERQUE SÁ DE SOUZA

É Pós-doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Possui formação CCP e atua como pesquisadora pela Estácio Paraíba. É consultora organizacional certificada pelo Disney Institute, especializada nas áreas de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Planejamento de Marketing pela Brazilliant Consultoria. Luciane é doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e mestra em Psicologia pela mesma instituição, além de ser ex-bolsista da CAPES. Concluiu um MBA Internacional em Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing (CEDEPE/IPAM - Portugal) e é graduada em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade de Mercado Amplo (FAMA - Recife - PE). Ela é membro e vice-presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) para os períodos de 2020-2023 e 2023-2026. Além disso, atuou como conselheira e diretora do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) e como diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Paraíba (ABRH-PB). Atualmente, é professora e coordenadora dos Cursos de Negócios da Faculdade Estácio da Paraíba, coordenadora do Mestrado em Administração e do Doutorado em Administração da Ivy Enber Christian University, além de ser professora convidada e palestrante em diversos cursos de especialização.

CONVIDADA DA MESA REDONDA: CLEIDE DA SILVA MARINHO

É administradora, graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades ASPER. Ela acumula experiência de 16 anos na área financeira, tendo trabalhado na Nordeste Segurança de Valores. Posteriormente, atuou por 8 anos na M.Dias Branco, onde passou 2 anos no setor de contas a receber e 6 anos como responsável pela coordenação e execução das vendas de farelo, desde o atendimento ao cliente até a entrega do produto. Atualmente, Cleide ocupa o cargo de Gerente Administrativa no Conselho Regional de Administração da Paraíba.

CONVIDADA DA MESA REDONDA: ROBERTA GOLVEA NEIVA

É Diretora de Operações do Detran da Paraíba e Delegada da Polícia Civil da Paraíba, atua na Segurança Pública há mais de 18 anos. É pós-graduada em Gestão Pública e contribuiu significativamente para a implantação de diversas ferramentas digitais na Polícia Civil. Atualmente, empenha-se na busca por inovação tecnológica e excelência na prestação de serviços aos usuários do DETRAN-PB. Além disso, está cursando graduação em Psicologia.

SOBRE AS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS DO EVENTO

CRA-PB (CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA PARAÍBA)

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) é uma entidade dedicada à regulamentação e fiscalização da prática profissional dos administradores no estado da Paraíba. Ele atua em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) para garantir a qualidade e a ética profissional na área de administração. O CRA-PB oferece treinamentos sobre fiscalização e registro profissional, e também se envolve em debates sobre legislação relevante para a profissão, como a desregulamentação e outras questões que afetam os profissionais de administração.

O CRA-PB é liderado pelo presidente Adm. Marcos Kalebbe Saraiva Maia Costa e está localizado na Av. Piauí nº 791, Bairro dos Estados, em João Pessoa. Os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) têm o objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de administrador, além de defender os direitos dos profissionais e promover a qualidade dos serviços prestados na área. Tornou-se obrigatório que todo administrador tenha registro no CRA de sua região para assinar qualquer documento produzido profissionalmente, seguindo a Resolução Normativa CFA nº 419 de 01/03/2012. Para mais informações sobre o CRA-PB e suas atividades, serviços e eventos, você pode visitar o site oficial: www.crapb.org.br.

UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO

O UNIESP Centro Universitário, anteriormente conhecido como Instituto de Educação Superior da Paraíba, é uma instituição privada de ensino superior localizada na Paraíba. Fundado em 12 de junho de 1994 e credenciado pelo MEC em 10 de março de 1998, o UNIESP destaca-se por sua excelência acadêmica e infraestrutura de campus, tendo alcançado o Conceito 5 do Ministério da Educação. Seu campus universitário está situado no Km 14 da Rodovia BR 230, no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. Em 18 de outubro de 2019, foi recredenciado como Centro Universitário, mudando sua nomenclatura de IESP para UNIESP.

O UNIESP oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Além disso, a instituição promove um ambiente de aprendizado inovador, com uma infraestrutura completa que inclui biblioteca, laboratórios e diversos serviços acadêmicos e de suporte aos alunos. Para mais informações sobre cursos, processo seletivo, e outros serviços oferecidos, visite o site oficial do UNIESP Centro Universitário: https://www.iesp.edu.br/portal

APCA (ACADEMIA PARAIBANA DE CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO)

A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) é uma entidade civil de natureza científica e cultural, sem fins lucrativos, fundada em julho de 2011. Sua sede está localizada na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. O principal objetivo da APCA é promover o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão do conhecimento técnico-científico na área da Administração. A academia se empenha em diversas iniciativas sociais, científicas e culturais para cumprir sua missão, incluindo treinamentos gratuitos, participação em eventos científicos, lançamento de obras literárias na área de Administração, e organização de encontros acadêmicos. A APCA também se envolve ativamente em eventos comemorativos relacionados ao Dia do Administrador, evidenciando seu comprometimento com a valorização e desenvolvimento profissional na área.

Recentemente, a APCA realizou a eleição de sua nova diretoria, com a acadêmica Luciana Ribeiro Rabay Butcher eleita como presidente e Luciane Albuquerque Sá de Souza como vice-presidente. Juntamente com outros membros eleitos para o Conselho Diretor e Fiscal, eles tomaram posse em uma cerimônia adaptada às normas de distanciamento social, demonstrando a continuidade do compromisso da academia com o avanço da administração na Paraíba. Para mais informações sobre a APCA, suas atividades, e como ela contribui para o desenvolvimento da Ciência da Administração na Paraíba, visite o site oficial: https://apca.com.br/




MAIS NOTÍCIAS



Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP
12 Abr
Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP

Pesquisa assinada pelo professor Alessandro Pinon e pesquisadores da UFPB vai ser apresentado do Behavioral Science Lab 2024

INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país
12 Abr
INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país

A graduação em Ciências Contábeis está entre os seis cursos da Paraíba a ser avaliado com a nota Muito Alta

Editora UNIESP abre chamada de submissão para trabalhos para revistas Acta Scientia e Diálogos em Saúde
11 Abr
Editora UNIESP abre chamada de submissão para trabalhos para revistas Acta Scientia e Diálogos em Saúde

Os interessados têm até o dia 30 de abril para realizarem o envio