Escuta UNIESP traz palestra sobre prevenção ao suicídio nesta sexta (18)

• Ter, 15/Set/2020

Em alusão ao movimento Setembro Amarelo, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUPS) do UNIESP apresenta na próxima sexta-feira (18), a partir das 18h, o evento Escuta UNIESP. O encontro acontece de forma remota através do canal de youtube.com/soumaisuniesp, com participação aberta a todo público.

O Escuta UNIESP apresentará uma palestra com o Psiquiatra Dr. Adriano Menezes (CRM-PB 6316), que falará sobre o tema “Suicídio: um mal evitável”. A psicopedagoga responsável pelo NUPS, Fernanda Góes, explicou que a campanha do setembro Amarelo surgiu em 2015 e foi criada como forma de promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade dessa prática no Brasil e no mundo.

Ela fala também que discussões sobre o assunto devem ser levados especialmente para as pessoas mais jovens. “O ESCUTA UNIESP torna-se importante por entendermos que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordam esse problema que tem crescido muito, especialmente entre os jovens. As ações são relevantes por serem uma forma de sensibilizarmos os nossos docentes, discentes e colaboradores sobre a importância da saúde mental, além de ajudá-los a reconhecer os sinais de alerta, falar sobre a questão do sofrimento mental e lembrar sempre da necessidade de buscar ajuda especializada para acolher e encaminhar o tratamento adequado”, afirmou.