Especialização em Doenças Raras recebe médica geneticista do Centro de Doenças Raras de João Pessoa

  • Tue, 06/Jan/2026

A Especialização em Doenças Raras do UNIESP realizará no dia 17 de janeiro a Aula Magna da sua quarta turma. Com o tema “Entre a Ciência e o Cuidado: o Papel Multidisciplinar nas Doenças Raras”, a palestra será ministrada pela Prof.ª Dra. Tereza Helena Tavares Maurício, médica geneticista do Centro de Doenças Raras do Município de João Pessoa, mestra em Genética e doutora em Ciências da Saúde.

As vagas são limitadas e as inscrições são realizadas no link https://forms.gle/yUzeVyMv4bCaS4aK9. A Aula Magna acontecerá às 9h, no Auditório Executivo, localizado no Bloco Central da instituição.

Especialização - A Especialização em Doenças Raras do UNIESP é a primeira do país sobre o tema. A iniciativa surgiu pela dificuldade que profissionais da área enfrentavam no diagnóstico e tratamento dessas doenças.

“Profissionais de todas as áreas, médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, profissional de Educação Física, precisam compreender o mínimo possível sobre esse processo de adoecimento, por isso o objetivo do curso é facilitar a compreensão dos profissionais sobre essas doenças, oferecendo um tratamento individualizado e atento à melhora da qualidade de vida desses pacientes”, explica a coordenadora da pós-graduação, Prof. Jeane Freire.

Doenças raras - As doenças consideradas raras são aquelas que atingem até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Estima-se que existam mais de 7 mil doenças raras no mundo, cujas causas têm origem genética (cerca de 80%) e origem não genética (cerca de 20%). Esse tipo de doença é geralmente crônico e fatores ambientais e imunológicos também podem estar associados ao seu surgimento. Fibrose Cística, Esclerose Lateral Amiotrófica e Síndrome de Guillain-Barré são exemplos de doenças raras.



Evento:
Aula Magna “Entre a Ciência e o Cuidado: o Papel Multidisciplinar nas Doenças Raras”

Data: 17 de janeiro de 2026

Horário: 9h

Local: Auditório Executivo - UNIESP Centro Universitário

Inscrições: https://forms.gle/yUzeVyMv4bCaS4aK9




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde
11 Sep
UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde

Evento que valoriza a cultura e saberes dos povos originários acontece pela primeira vez no território Tabajara

Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores
10 Sep
Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores

Vagas são destinadas aos alunos do curso de Enfermagem



Nutrição Esportiva: matrículas abertas para nova pós do UNIESP
03 Sep
Nutrição Esportiva: matrículas abertas para nova pós do UNIESP

Especialização forma profissionais capacitados para atuar no cenário esportivo de alto rendimento

Projeto do UNIESP vence o Prêmio Acadêmico Mário Tourinho
01 Sep
Projeto do UNIESP vence o Prêmio Acadêmico Mário Tourinho

Prêmio é concedido pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA)

UNIESP conquista mais uma vez o selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade
27 Aug
UNIESP conquista mais uma vez o selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade

Selo reforça o compromisso da instituição com a excelência na formação dos alunos e preparação para o mercado de trabalho