Estudo do professor Williams Guimarães é destaque de reportagem no Correio da Paraíba

• Qui, 26/Set/2019

Os estudos do professor do curso de Engenharia Civil do IESP, Williams Guimarães, foram destaque em uma reportagem do jornal Correio da Paraíba.  Matéria fala sobre as obras de drenagem realizadas na Barreira do Cabo Branco pela prefeitura de João Pessoa. Segundo o geógrafo, a ação é apenas um paliativo, que não irá resolver o problema da área, que, está em risco de sofrer com grandes desabamentos, colocando a população em perigo.

CLIQUE E CONFIRA A MATÉRIA

O professor explica que a área sofre com muitas infiltrações de água, o que fragiliza o solo e aumenta o risco de desabamento. ““Ali está tendo muita infiltração, a galeria de água pluvial está toda rachada, infiltra no solo, desagrega e fica caindo o material no mar, na praia. É o tipo de obra que precisaria ter uma avaliação ambiental da área porque o solo ali é muito frágil. Pode estar resolvendo o problema em cima (da barreira) e piorando embaixo (na praia)”, afirmou.

Williams Guimarães sugere ainda que a solução está relacionada a intervenções nas áreas de maior erosão e que, para identificar esses pontos, é necessário fazer um levantamento de toda a área. “Não se mexe no ponto que estiver em equilíbrio de erosão, deixa do jeito que está. Porém, até onde eu entendo, não estão fazendo nenhum tipo de iniciativa. Então, qual seria a situação? É resolver o problema da parte continental? Não. Tem que resolver o problema da parte continental e da parte marinha”, explicou.

O docente coordena no IESP o Projeto de Iniciação Científica Monitoramento das Áreas Críticas de Erosão Costeira da Falésia do Cabo Branco, que monitora as áreas há mais de um ano. A atividade faz parte do Programa de Responsabilidade Social do IESP e conta com 09 (nove) alunos do curso de Engenharia Civil da instituição.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO