Etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica acontece no IESP nesse fim de semana

• Qua, 02/Out/2019

O IESP recebe na sexta (04) e no sábado (05) a etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que será realizado no Bloco Central da Instituição. A competição irá reunir diversos jovens e seus robôs, que disputarão as mais de 20 modalidades. O evento começa a partir das 08h, e é aberto ao público para assistir e torcer. Os três primeiros colocados de cada categoria garantem vaga para a fase nacional, que acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro na cidade de São Paulo. O TJR acontece desde 2009 e tem como objetivo divulgar a robótica e incentivar sua prática nas escolas.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE OFICIAL: https://torneiojrobotica.com/

A organização afirmou que espera contar com pelo menos 90 equipes para as disputas locais. Os times são divididos em quatro níveis de acordo com suas idades: Nível 1: 06 a 11 anos; nível 2: 12 a 14 anos; Nível 3: 15 a 18 anos e Nível 4: acima de 19 anos e sem limite máximo. Após a etapa nacional, os vencedores se credenciam para participar do International Tournament of Robots, torneio internacional que ainda não tem local e data definidos.

Entre as modalidades disputadas, existem as relacionadas à com força física, como MMA, sumô e cabo de guerra; há simulações de serviços como Resgate de Alto Risco e Robô entregador; e também há modalidades artísticas, como a Dança de Robôs, que é acompanhada de um parceiro humano. Para todas as competições, existem regras de tamanho, peso e parâmetros específicos que são respeitadas pelos concorrentes.

O organizador da etapa regional do Torneio Juvenil, Christiano Rodrigues, a competição de robôs está se tornando cada vez mais popular no estado e no país. “A expectativa para o TJR, na etapa regional, é que tenhamos um número de equipe bem superior ao ano passado, quando chegamos a cerca de 75 equipe. Em 2019 esperamos pelo menos 90 equipe. É um sinal de que cada vez mais a robótica está sendo vista com bons olhos. Então vale a pena conferir esse evento”, declarou.