Extensionistas da Horta UNIESP concluem curso de Agronomia Orgânica da UFPB

• Qua, 14/Out/2020

Dois alunos participantes do Projeto de Extensão Horta Orgânica UNIESP concluíram o Curso de Agricultor Orgânico promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Jefferson Braga da Silva, Doraci Ferreira Tavares e Everton Ramos de Souza, do curso de Nutrição, participaram da capacitação e agora podem aplicar os conhecimentos adquiridos na horta da instituição.

O projeto é coordenado pela professora Dalyane Dantas e conta com apoio da coordenação de Nutrição e das professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo Aline Montenegro e Flávia Giugilio, além de alunos e egressos da instituição. O objetivo é produzir um ambiente de aprendizagem prático, permitindo o contato com hortaliças e plantas alimentícias não convencionais, bem como plantas medicinais.

A execução da horta aconteceria no primeiro semestre de 2020, mas, com a pandemia, os trabalhos passaram a ser desenvolvidos através de estudos, pesquisas e produção de conteúdo utilizando o instagram @hortauniesp. Após a conclusão da horta, ela será de usufruto de alunos, funcionários e professores para consumo, estudo e para ajudar na sua manutenção.

A professora Dalyane Dantas explicou que o curso trará bons frutos aos alunos e à horta. ““Os meninos foram capacitados sobre as mais diversas formas de realizar esse manejo, de modo que venha beneficiar quem consumirá os produtos oriundos da horta, como também o meio ambiente. Já que os conhecimentos trouxeram as formas de produção orgânica, a técnica de compostagem, variedade de espécies e acima de tudo, combate aos agrotóxicos, um assunto bastante conhecido pelos brasileiros. O intuito é utilizar ao máximo tudo que foi aprendido de forma teórica, na prática”, ressaltou.