Federação Paraibana de Atletismo e UNIESP firmam parceria para fomentar a modalidade

• Sex, 20/Ago/2021

O UNIESP firmou na manhã desta quinta-feira (19) uma parceria com a Federação Paraibana de Atletismo. O acordo foi selado em reunião entre o presidente da entidade, Zeca Florentino, a reitora da universidade, professora Erika Marques, e com a coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares, Jeane Cavalcanti.

O convênio irá ajudar no desenvolvimento da modalidade no estado da Paraíba através de projetos de cunho social, promovendo o atletismo de base, a realização de festivais, eventos e treinamentos, o que irá fortalecer e divulgar ainda mais o esporte.

Os alunos da instituição serão beneficiados através de participação em estágios (principalmente na área de Educação Física), cursos de capacitação tanto para treinamento quanto arbitragem, palestras, e atividades clínicas, o que agregará valor na experiência prática dos na formação desses estudantes.

O presidente Zeca Florentino acredita que o acordo irá produzir bons resultados tanto para a Federação quanto para o UNIESP. “Essa parceria tem como objetivo principal trazer para a pista de atletismo uma legião de atletas, técnicos, árbitros e praticantes para fazerem parte dessa comunidade. Dessa forma, podemos afirmar que a parceria será louvável para ambas as partes e, dado o pontapé inicial, iremos, com certeza, colher os frutos dessa demanda”, afirmou.

O UNIESP tem um histórico de apoio ao esporte na região, patrocinando atletas e organizando eventos. Na última sexta-feira, a instituição recebeu o secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Kaio Márcio, para firmar parceria para o calendário de atividades esportivas de 2021.

O Atletismo é a terceira modalidade esportiva que mais trouxe medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos, junto com a Vela, com o número de 19 conquistas. As paraibanas Jucilene de Lima, do Arremesso de Dados, e Andressa Morais, do arremesso de disco, representaram o estado nas Olimpíadas de Tóquio 2020. A modalidade contempla as corridas, os saltos, os lançamentos de objetos e as provas combinadas.

YORDAN CAVALCANTI