Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020

• Ter, 28/Jul/2020

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (28) as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana. Confira o Passo a Passo no fim da matéria.

As inscrições podem ser feitas na página do Fies (http://fies.mec.gov.br/), clicando em "minha inscrição". Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Cronograma do Fies

• Início das inscrições: 28 de julho
  • Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)

Poderão se candidatar, segundo o edital:

• Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos

O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Passo a Passo:

• Acesse http://fies.mec.gov.br/
  • Clique em MINHA INSCRIÇÃO
  • Faça o Login gov.br (Se não tiver, cadastre-se no próprio seite)
  • Preencha os Dados Cadastrais, o Questionário e o Grupo Familiar
  • Em Grupo de Preferência, selecione PARAÍBA
    • Se você quer um curso Superior de Tecnologia (Lista abaixo), coloque em:
      • MUNICÍPIO: João Pessoa   | IES: Faculdade de Tecnologia da Paraíba
    • Se você quer um curso de graduação (Lista abaixo), coloque em:
      • MUNICÍPIO: Cabedelo       | IES: Centro Universitário - UNIESP
  • Em LOCAL DE OFERTA, Selecione UNIDADE SEDE e clique em AVANÇAR