IESP realiza evento sobre a conscientização do autismo

  • Thu, 11/Apr/2019

O IESP realiza na próxima quarta-feira (17) evento “Autismo: Apoio da Rede Familiar Institucional”, no auditório do Bloco F. As atividades acontecem de manhã, das 8h às11h, e a noite, das 19h às 21h e são abertas ao público geral. O evento, que busca a conscientização sobre o autismo, tem o apoio da Associação de Amigos e Familiares de Autistas (Ama), da Associação Paraibana de Autismo (Apa), do Instituto Vida Autismo da Paraíba e da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

O encontro é uma alusão dia mundial de conscientização do autismo proposto pela ONU, quando diversas atividades em todo o mundo buscam chamar atenção para o tema. Entre as atividades propostas no evento estão palestras e mesas redondas que buscam explicar o que é o autismo e falar um pouco sobre a convivência e o respeito para com pessoas com esse tipo de transtorno.

As atividades serão organizadas por alunos do 4º período do curso de psicologia do IESP que cursam a disciplina Estratégias e Intervenções para Pessoas com Deficiência, ministrado pela professora Ana Flávia Borba Coutinho. Ela explicou a presença de autistas no evento é essencial para a discutir o assunto. “Todo evento que seja sobre a pessoa com deficiência tem que ter o envolvimento dessas pessoas. Alguns alunos autistas foram convidados para estar no evento com seus familiares, pois a intenção é que haja essa integração deles próprios e que eles se sintam atuantes e o protagonismo deles seja destacado”, afirmou.

O IESP tem uma ampla política de inclusão de pessoas com deficiência. Todos os blocos contam com elevadores e rampas para facilitar a acessibilidade. O aluno cego pode se guiar pela instituição através do piso tátil. Além disso, o IESP busca sempre realizar e receber eventos e palestras que trabalhem a informação e a conscientização sobre importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais.  




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP abre seleção de bolsa integral para indígenas do povo Tabajara
13 Feb
UNIESP abre seleção de bolsa integral para indígenas do povo Tabajara

Bolsa contempla o curso de Design Gráfico

Pronto Atendimento Institucional (PAI) lança edital para novos monitores
13 Feb
Pronto Atendimento Institucional (PAI) lança edital para novos monitores

São ofertadas 40 vagas para o semestre 2026.1

Estudantes de Engenharia Civil do UNIESP são aprovados no mestrado da UFPB
12 Feb
Estudantes de Engenharia Civil do UNIESP são aprovados no mestrado da UFPB

Samuel Honório e Kamillo de Souza foram aprovados para a área de Estruturas e Materiais



UNIESP sediará etapa do Circuito Paraibano de Xadrez Rápido
10 Feb
UNIESP sediará etapa do Circuito Paraibano de Xadrez Rápido

Evento abre o calendário da Federação Paraibana de Xadrez em 2026

UNIESP concede nova bolsa de graduação a indígenas do povo Tabajara
05 Feb
UNIESP concede nova bolsa de graduação a indígenas do povo Tabajara

Parceria entre a instituição e o povo Tabajara acontece desde 2019

UNIESP Experience: conheça tudo o que o UNIESP tem a oferecer
02 Feb
UNIESP Experience: conheça tudo o que o UNIESP tem a oferecer

Evento terá tour guiado pela instituição e atividades práticas