IESP, Receita Federal e SEFAZ firmam convênio para implantação de Núcleo de Apoio Contábil Fiscal

• Qua, 21/Ago/2019

O curso de Ciências Contábeis do IESP firmou, na noite desta segunda (19), um convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretária de Estado da Fazenda da Paraíba, para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF). Com isso, os alunos da graduação receberão cursos de capacitação e poderão prestar atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e levar cidadania às comunidades. Localizado na orla de Manaíra o núcleo é o único na região norte da Capital Paraibana. As inscrições podem ser feitas através do EDITAL abaixo:

Clique aqui para acessar o edital.

O evento foi prestigiado por autoridades que representaram a Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Fazenda PB, Secretaria Executiva da Receita (SER PB), Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC PB), Diretório Central de Estudantes (DCE) do IESP, bem como alunos e professores que lotaram o auditório central.

Desenvolvido pela RFB e em parceria com Instituições de Ensino Superior e órgãos da Receita Estadual e Municipal, o NAF objetiva oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Previsto para o segundo semestre de 2019 o núcleo deverá funcionar no período matutino de segunda a sexta sob a responsabilidade da Professora Isabella Valetim. Serão oferecidas 12 vagas. As inscrições irão até o dia 31 de agosto e a relação de selecionados será publicada no dia 06 de setembro.

O Coordenador do Curso, Thyago Henriques, destacou a importância desse momento de celebração da implantação do NAF. “Essa parceria com a RFB e SEFAZ PB é relevante para a sociedade, alunos, IESP e Receita ao ponto em que todos são beneficiados, seja com acesso gratuito a serviços contábeis e orientação tributária, melhor capacitação para o mercado de trabalho, melhor formação de profissionais com comprometimento social e a disseminação da educação fiscal e o fomento a responsabilidade social, respectivamente", ressaltou.

Já o Auditor Federal e Delegado da RFB, Hamilton Guedes, enfatizou o pioneirismo do IESP com a implantação do NAF com participação da receita estadual. "Felicidade é palavra para o sentimento de nós que fazemos a Receita Federal do Brasil com mais um NAF, essa parceria com IESP é inovadora aqui no Estado por podermos atuar em conjunto com a Receita Estadual e numa região que estava desprovida de atendimento dessa natureza”, afirmou.

O Secretário Executivo da Receita Estadual da Paraíba, Auditor Estadual, Bruno Frade, ressaltou a relevância dessa primeira parceria com uma IES, para a Secretaria Estadual e a Sociedade como um todo, “como ex-aluno de contabilidade consigo imaginar a maravilhosa oportunidade que será para esses alunos, que em minha época infelizmente não existia”, ressaltou.

Pioneiro na Paraíba a proporcionar o atendimento das demandas tributárias do Estado, o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal do IESP atende a prerrogativa de colaboração e parceria entre os entes públicos em face da Educação Fiscal.