Nota: Orientações institucionais para prevenção do coronavírus (COVID-19)

• Seg, 16/Mar/2020

Estudantes e Colaboradores UNIESP,

Em atenção às recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do Ministério da Educação diante do avanço global do novo Coronavírus (COVID-19), o UNIESP está adotando medidas preventivas para evitar a propagação da doença.

Desta forma, informamos e recomendamos que:

1⃣ A instituição está providenciando dispensadores de álcool gel que serão disponibilizados pelo campus, assim como a reposição de sabão líquido e papel toalha nos banheiros e a intensificação dos serviços de limpeza, visando maximizar a eficácia da desinfecção dos espaços de estudo e trabalho.

2⃣ Os bebedouros da instituição estão temporariamente desativados para reduzir os riscos de contágio; deste modo, cada estudante deverá trazer sua garrafinha ou squeeze.

3⃣ Fica determinada a suspensão dos eventos e atividades extracurriculares agendados até o 30/03/2020 com público previsto para acima de 100 pessoas em ambientes fechados (como auditórios). Esses eventos deverão ser reagendados após a regularização da situação.

4⃣ Estudantes ou profissionais que apresentarem sintomas como febre, tosse, espirro, coriza ou falta de ar são orientados a fazer autoisolamento e observação domiciliar dos sintomas. Em casos mais graves, deverão procurar atendimento médico, de acordo com a indicação do Ministério da Saúde, e não deverão retornar as atividades até que estejam sem sintomas por mais de 24h.

5⃣ Estudantes ou profissionais que estiveram em viagens recentes às áreas com transmissão comunitária, ainda que assintomáticos, deverão fazer autoisolamento sem comparecer à instituição por, pelo menos, 7 dias.

6⃣ Devemos todos manter atenção sobre medidas que reduzem o contágio e a propagação do vírus: lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso do álcool em gel com frequência, sempre que possível. Além disso, pratique a etiqueta respiratória e evite levar às mãos ao rosto.

Quaisquer alterações na rotina institucional serão informadas através dos canais oficiais (site institucional e redes sociais @soumaisuniesp). Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Atenciosamente,
Comissão de Vigilância em Saúde