Núcleo de Apoio Psicopedagógico realiza evento Escuta IESP em apoio à campanha Setembro Amarelo

• Seg, 16/Set/2019

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUPS) do IESP realiza nesta terça-feira (17) o Escuta IESP, evento em apoio à Campanha Setembro Amarelo, que busca a conscientização e prevenção o suicídio.  As atividades acontecem a partir das 19h, no auditório Master, no bloco Central da Instituição.

A programação conta com uma palestra ministrada pelo Psicólogo e professor Raynero Aquino, mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamental. Serão abordados os temas da proposta do Setembro Amarelo, buscando apontar os principais conceitos por trás do suicídio: olhar técnico x olhar do indivíduo, epidemiologia; principais indicativos; aspectos de ressignificação; intervenções enquanto aparo social e familiar e conscientização. Será apresentada uma abordagem a partir de uma releitura da obra “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, em relação às temática central do encontro.

A psicopedagoga do IESP é uma das organizadoras do evento, Fernanda Góes, e ressaltou os dados assustadores sobre as taxas de suicídio que reiteram a importância de debates sobre o assunto. “A cada 4 segundos alguém tenta suicídio no mundo, e a cada 40 segundos, alguém consegue. No Brasil, a cada 45 minutos, esse dado se repete. Pessoas que ainda poderiam está entre nós, mas que infelizmente, acabaram com suas histórias por terem perdido o controle das suas emoções e dos seus pensamentos. E é por isso, com o intuito de conscientizar e promover maior compreensão sobre o tema, que o Núcleo de Apoio Psicopedagógico do IESP faculdades, está promovendo o evento ESCUTA IESP 2019, tendo em sua programação uma dramatização, palestra e bate-papo sobre essa temática tão pertinente nos dias atuais”, declarou.