Olimpíadas Uniesp e Economia e Economia Brasileira acontecem de forma online

• Seg, 18/Mai/2020

As edições 2020.1 da Olimpíada Uniesp de Economia e da Olimpíada Uniesp de Economia Brasileira acontecerão de uma forma diferente. As competições comandadas pelo professor Paulo Galvão Júnior serão realizadas de forma online.
Na segunda (18) será a disputa do primeiro período de Administração na manhã e pela noite será Administração e Gestão de Recursos Humanos. Na quarta-feira (20), quem compete são as turmas de Contabilidade e Gestão Financeira. Na quinta (21) pela manhã e pela noite, será a vez do terceiro período de Administração.

O que está em disputa são pontos para a atividade avaliativa: os alunos são divididos em três grupos, os estudantes do grupo vencedor ganham 2,0 pontos, os do segundo colocado leva 1,5 pontos e os do terceiro 1,0 ponto. A dinâmica da Olimpíada se adaptou ao modelo de aulas remotas: agora, os competidores recebem as 20 questões por e-mail e interagem com o professor através de um grupo no whatsApp. Após a finalização da prova, a equipe deve enviar seu gabarito oficial no grupo, onde todos acompanham a correção.

O professor Paulo Galvão Júnior enfatizou a resiliência na busca de alternativas para a realização do tradicional evento e como ele incentiva o estudo através da competição, e sobretudo, a leitura da obra prima do economista inglês John Maynard Keynes. “É muito criativo o uso do whatsApp nas Olimpíadas. Os alunos estudam muito, se preparam muito, pois querem ganhar. Então eles montam estratégias, dividindo as questões. Só pode entregar o gabarito oficial o líder de cada grupo. Além disso, cada equipe pode pedir ao professor a resposta de uma pergunta, com uma senha pelo whatsApp do seu grupo. A disputa é grande, mas o importante é que eles estão estudando, e a vitória deles será o ouro do século XXI, que é o conhecimento”, explicou.