Professores do UNIESP publicam artigo sobre COVID-19 em revista internacional

• Seg, 03/Ago/2020

Um artigo sobre COVID-19 de autoria de professores de Fisioterapia do UNIESP foi publicado na revista internacional Medical Hypotheses. A publicação intitulada “The influence of ABO blood groups on COVID-19 susceptibility and severity: a molecular hypothesis based on carbohydrate-carbohydrate interactions”, tem como autores os docentes da instituição José Caetano Silva Filho e Cynthia Germoglio Farias de Melo, além da professora da Universidade Federal da Bahia Janaína Lima de Oliveira.

CLIQUE E CONFIRA O ARTIGO EM INGLÊS

O trabalho é uma revisão de literatura que trás a formulação de uma hipótese para explicar algumas observações clínicas e de outros estudos de que pessoas com sangue tipo A apresentam uma maior predisposição a serem infectadas pelo novo coronavírus e a desenvolverem sintomas mais severos.

O professor Caetano filho ressalta a relevância de trabalhos como esse, em um período em que o mundo ainda tenta entender com mais exatidão como funciona a doença que gerou a pandemia. “Por ser uma doença nova e que está afetando todo o mundo, com muitos novos dados surgindo a cada dia, trabalhos desse tipo ajudam a torná-los mais concisos e acessíveis, além de que, nesse caso específico, onde formulamos uma hipótese que pode trazer mais explicações para a fisiopatologia da COVID-19, o trabalho pode direcionar futuras pesquisas, possibilitando que potenciais tratamentos sejam descobertos de maneira relativamente mais rápida”, afirmou.

Já a professora Cynthia Germoglio explicou mais sobre as observações que levaram à hipótese formulada. “Hoje observamos que os casos graves da COVID-19 não estão apenas relacionados a comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras, pois pessoas aparentemente jovens e sem nenhum histórico de doença, estão apresentando um quadro clínico mais severo. Em 30 de março, 85% dos óbitos eram de indivíduos com comorbidades e 15% não tinham doença de base, e recentemente estes números vem aumentando. Nosso artigo mostra uma hipótese de que o tipo sanguíneo pode estar associado ao desenvolvimento de sintomas mais graves dos pacientes com a COVID-19”, disse.