Professores e Egressos de Nutrição apresentam trabalhos em eventos acadêmicos

• Seg, 07/Dez/2020

Professores do curso de Nutrição, acompanhado de egressos do UNIESP, apresentaram trabalhos em eventos acadêmicos. O docente Janilson Avelino, junto da graduada Elyda Karolayne, marcou presença online no XXIX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Já a professora Caroline Junqueira, apresentou seu trabalho com o concluinte Ewerton Tenório.

Ambas as pesquisas tinham como tema a sarcopenia, que é o processo de perda muscular durante o envelhecimento. O trabalho do professor Janilson e de Elyda, com o tema Efeitos da ingestão de nutrientes na sarcopenia: uma revisão", fala sobre medidas alimentares que devem ser tomadas para reduzir os danos da síndrome sarcopênica.

O docente comentou sobre o acompanhamento de estudantes em sua vida acadêmica mesmo após a conclusão do curso. “Após a formatura, o apoio no desenvolvimento profissional para que eles possam galgar altos postos profissionais e que se satisfaçam profissionalmente. Sempre os estimulo a publicarem seus artigos em revistas científicas para que a gente consiga fechar esse ciclo eternizando seus respectivos trabalhos.”, ressaltou.

Já a apresentação da professora Caroline e de Ewerton a avaliação do risco do idoso que faz hemodiálise ter sarcopenia. Para isso, foi aplicado um questionário SARC-F com pacientes de uma clínica de hemodiálise, a fim de relacionar o índice sarcopênico com a baixa ingestão proteica e o tratamento.

A professora afirmou que a vida acadêmica deve ser pensada para além da graduação. “O egresso ele tem que ter o estímulo e saber que a vida acadêmica não termina. O profissional tem que estar sempre se capacitando. E fazer o acompanhamento e a orientação do aluno, principalmente o egresso é estimular ele neste processo contínuo de aprendizado”, concluiu.