Projeto de extensão promove saúde e bem estar para pessoas em estado de vulnerabilidade social

• Ter, 16/Abr/2019

O IESP promove diversos programas que reafirmam seu compromisso com a responsabilidade social. Entre eles está o projeto de extensão Abra a Boca, extensão que visa levar saúde bucal para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os trabalhos promovidos por alunos do curso de Odontologia a partir do 5º período, em parceria outras diversas instituições, são fundamentados na prevenção e no tratamento de problemas bucais, através de palestras, brincadeiras lúdicas e serviços odontológicos. O projeto já acontece há três anos.

CLIQUE E CONHEÇA A GRADUAÇÃO DE ODONTOLOGIA DO IESP

As visitas são feitas em vários locais: presídios, ruas, comunidades, ONGs e etc. Os atendimentos são feitos através de um carro odontológica fornecido pela fundação Cidade Viva, que é totalmente equipado para os procedimentos básicos (extração, restauração, raspagem, aplicação de flúor). Caso seja necessário um tratamento mais complexo, o paciente é encaminhado para a clínica escola do IESP. Os beneficiários recebem um banho, um kit de higiene e também alimentação.

São atendidas pessoas de todas as idades. As crianças aprendem sobre a saúde bucal através de brincadeiras lúdicas, que estimulam o cuidado de uma forma divertida. São realizadas palestras que visam instruir sobre a importância de uma boa higiene. O contato com os beneficiários geram informações que são utilizadas para outros projetos de intervenção pedagógica. São analisadas as principais necessidades dos carecidos para que se possam fazer campanhas de doação, como alimentos, lençóis e roupas. Os dados também são utilizados em pesquisas científicas.

A professora Erika Lira, reiterou a importância de projetos como esse para a formação de um profissional capacitado na área da odontologia. “O aluno não deve ficar só em sala de aula. Ele deve levar todo seu conhecimento para a comunidade, contribuindo para melhor qualidade de vida. O contato com as pessoas já na fase de graduação é um diferencial para a formação desses estudantes, que já estão vivenciando a prática e trabalhando não só a odontologia, mas também o lado humano da área de saúde”, afirmou.