Publicação de professor do UNIESP é destaque na Revista Nordeste

  • Sex, 16/Fev/2024

Uma matéria do professor do UNIESP Paulo Galvão Júnior foi destaque na revista Nordeste, que circula nos nove estados da região. O artigo analisa a evolução do Produto Interno Bruno (PIB) dos estados nordestinos de 2012 a 2021, constando uma evolução acima de 100% na área. A publicação foi lançada na edição 203 do periódico, em dezembro de 2023.

O professor Paulo Galvão Júnior é economista, professor de economia, conselheiro efetivo do Corecon-PB, sócio efetivo do fórum Celso Furtado de desenvolvimento da Paraíba, além de palestrante e escritor, com 13 livros publicados e mais de 300 artigos. O docente é frequentador assíduo da Biblioteca Padre Dourado, onde escreveu algumas de suas obras.

“É uma experiência gratificante e desafiadora ao mesmo tempo. Como professor de Economia do UNIESP desde 15 de agosto de 2014, eu sou o docente que mais frequenta a moderna biblioteca do Centro Universitário UNIESP, logo, eu estou sempre lendo, relendo e lendo de novo livros de Economia. E na biblioteca do UNIESP já li vários exemplares da Revista NORDESTE, que certamente enriqueceu a minha compreensão sobre os desafios enfrentados pela região Nordeste em plena Quarta Revolução Industrial”, explicou.

Em sua publicação no periódico, Paulo Galvão Júnior constatou a crescente evolução do PIB nordestino, que equivale a 13,8% do PIB brasileiro, apesar de englobar 18% do território nacional e 27% da população. Outro fato relevante é que o Nordeste é a terceira região mais rica do Brasil, mas concentra 43,5% da população em situação de pobreza. 

Por fim, o economista conclui que o Nordeste precisa de investimento em educação de qualidade para “promover o desenvolvimento sustentável da economia”. “É necessário contribuir para as transformações sociais, econômicas e ambientais do nordeste o mais rápido possível”, resume.

Em relação à sua participação na relevante revista, o professor se mostra grato pela confiança em seu trabalho. “Agradeço o honroso convite do estimado jornalista paraibano Walter Santos nas comemorações alusivas aos 18 anos da Revista NORDESTE. Eu pretendo contribuir para uma revista regional que é uma voz importante na região Nordeste e impactando positivamente a vida das pessoas físicas e jurídicas. Em resumo, é uma experiência enriquecedora, onde você pode pesquisar os indicadores, pensar criticamente, e ao mesmo tempo se conectar com a comunidade nordestina ao explorar uma variedade de temas como a desigualdade econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirma.




MAIS NOTÍCIAS



Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP
12 Abr
Trabalho de professor do UNIESP é aprovado em importante evento da USP

Pesquisa assinada pelo professor Alessandro Pinon e pesquisadores da UFPB vai ser apresentado do Behavioral Science Lab 2024

INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país
12 Abr
INEP cita três cursos UNIESP entre os mais bem avaliados do país

A graduação em Ciências Contábeis está entre os seis cursos da Paraíba a ser avaliado com a nota Muito Alta

Editora UNIESP abre chamada de submissão para trabalhos para revistas Acta Scientia e Diálogos em Saúde
11 Abr
Editora UNIESP abre chamada de submissão para trabalhos para revistas Acta Scientia e Diálogos em Saúde

Os interessados têm até o dia 30 de abril para realizarem o envio