Publicação de professor do UNIESP é destaque na Revista Nordeste

• Sex, 16/Fev/2024

Uma matéria do professor do UNIESP Paulo Galvão Júnior foi destaque na revista Nordeste, que circula nos nove estados da região. O artigo analisa a evolução do Produto Interno Bruno (PIB) dos estados nordestinos de 2012 a 2021, constando uma evolução acima de 100% na área. A publicação foi lançada na edição 203 do periódico, em dezembro de 2023.

O professor Paulo Galvão Júnior é economista, professor de economia, conselheiro efetivo do Corecon-PB, sócio efetivo do fórum Celso Furtado de desenvolvimento da Paraíba, além de palestrante e escritor, com 13 livros publicados e mais de 300 artigos. O docente é frequentador assíduo da Biblioteca Padre Dourado, onde escreveu algumas de suas obras.

“É uma experiência gratificante e desafiadora ao mesmo tempo. Como professor de Economia do UNIESP desde 15 de agosto de 2014, eu sou o docente que mais frequenta a moderna biblioteca do Centro Universitário UNIESP, logo, eu estou sempre lendo, relendo e lendo de novo livros de Economia. E na biblioteca do UNIESP já li vários exemplares da Revista NORDESTE, que certamente enriqueceu a minha compreensão sobre os desafios enfrentados pela região Nordeste em plena Quarta Revolução Industrial”, explicou.

Em sua publicação no periódico, Paulo Galvão Júnior constatou a crescente evolução do PIB nordestino, que equivale a 13,8% do PIB brasileiro, apesar de englobar 18% do território nacional e 27% da população. Outro fato relevante é que o Nordeste é a terceira região mais rica do Brasil, mas concentra 43,5% da população em situação de pobreza.

Por fim, o economista conclui que o Nordeste precisa de investimento em educação de qualidade para “promover o desenvolvimento sustentável da economia”. “É necessário contribuir para as transformações sociais, econômicas e ambientais do nordeste o mais rápido possível”, resume.

Em relação à sua participação na relevante revista, o professor se mostra grato pela confiança em seu trabalho. “Agradeço o honroso convite do estimado jornalista paraibano Walter Santos nas comemorações alusivas aos 18 anos da Revista NORDESTE. Eu pretendo contribuir para uma revista regional que é uma voz importante na região Nordeste e impactando positivamente a vida das pessoas físicas e jurídicas. Em resumo, é uma experiência enriquecedora, onde você pode pesquisar os indicadores, pensar criticamente, e ao mesmo tempo se conectar com a comunidade nordestina ao explorar uma variedade de temas como a desigualdade econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirma.