Setembro Amarelo: Liga de Psicologia Social promove atividades sobre saúde mental
O mês de setembro é marcado pela conscientização da importância do cuidado com a saúde mental. A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de reduzir estigmas, incentivar a busca e oferta por ajuda psicológica e prevenir o suicídio.
Para promover o diálogo sobre saúde mental, a Liga Acadêmica de Psicologia Social - LAPS do UNIESP realizou atividades dentro e fora do centro universitário.
Roda de conversa - No dia 10 de setembro, a LAPS trouxe o Me. Heitor Marinho para conduzir a roda de conversa “Preconceito sexual e seu impacto na saúde mental da população LGBTQIAPNb+”. Os participantes abordaram temas como os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ e os impactos diretos do preconceito na saúde mental.
Projeto “Furando a bolha” - O projeto é voltado à promoção e conscientização da saúde mental nas escolas da rede pública. Em visita realizada no dia 18 de setembro, os membros da LAPS discutiram a temática do Setembro Amarelo sob uma perspectiva ampliada, além da prevenção ao suicídio, destacando a saúde mental como um direito fundamental que precisa ser promovido continuamente.
Outro tema debatido foi a relação entre fatores como desigualdade, exclusão e vulnerabilidade social e o bem-estar emocional de estudantes e profissionais da educação.
Psicologia Social - É uma área da Psicologia que estuda as relações dos indivíduos entre si e com a sociedade, compreendendo os fenômenos sociais através das suas dimensões psicológicas.
MAIS NOTÍCIAS
Campanha acontece há mais de 30 anos em todo o país
Candidatos podem ser contemplados com bolsas de até 100% através da Prova Destaque
Iniciativa contemplou estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Ação realizou consultorias com simulação de entrevistas de emprego e elaboração de currículos
Ofertas estão vigentes até o dia 1º de dezembro




