Setembro Amarelo: Liga de Psicologia Social promove atividades sobre saúde mental

  • Tue, 23/Sep/2025

O mês de setembro é marcado pela conscientização da importância do cuidado com a saúde mental. A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de reduzir estigmas,  incentivar a busca e oferta por ajuda psicológica e prevenir o suicídio.

Para promover o diálogo sobre saúde mental, a Liga Acadêmica de Psicologia Social - LAPS do UNIESP realizou atividades dentro e fora do centro universitário.

Roda de conversa - No dia 10 de setembro, a LAPS trouxe o Me. Heitor Marinho para conduzir a roda de conversa “Preconceito sexual e seu impacto na saúde mental da população LGBTQIAPNb+”. Os participantes abordaram temas como os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ e os impactos diretos do preconceito na saúde mental.

Projeto “Furando a bolha” - O projeto é voltado à promoção e conscientização da saúde mental nas escolas da rede pública. Em visita realizada no dia 18 de setembro, os membros da LAPS discutiram a temática do Setembro Amarelo sob uma perspectiva ampliada, além da prevenção ao suicídio, destacando a saúde mental como um direito fundamental que precisa ser promovido continuamente. 

Outro tema debatido foi a relação entre fatores como desigualdade, exclusão e vulnerabilidade social e o bem-estar emocional de estudantes e profissionais da educação.

Psicologia Social -  É uma área da Psicologia que estuda as relações dos indivíduos entre si e com a sociedade, compreendendo os fenômenos sociais através das suas dimensões psicológicas. 




MAIS NOTÍCIAS



Núcleo de Experiência do Aluno (NEXA): seu canal de apoio e orientação no UNIESP
02 Jun
Núcleo de Experiência do Aluno (NEXA): seu canal de apoio e orientação no UNIESP

Setor acompanha toda a jornada dos estudantes na instituição

Coordenação de Internacionalização divulga resultado do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.1
29 May
Coordenação de Internacionalização divulga resultado do Programa de Mobilidade Acadêmica 2026.1

Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal

UNIESP recebe o GUOB Community Day - Jampa Edition
27 May
UNIESP recebe o GUOB Community Day - Jampa Edition

Evento que reúne usuários do ecossistema Oracle acontece pela primeira vez em João Pessoa



CPA: período de avaliação institucional vai até 6 de junho
26 May
CPA: período de avaliação institucional vai até 6 de junho

Avaliação é realizada no Portal do Aluno

UNIESP lança MBA em Contratos Imobiliários e Regularização Imobiliária
25 May
UNIESP lança MBA em Contratos Imobiliários e Regularização Imobiliária

Curso surge como resposta à crescente demanda do mercado imobiliário atual

UNIESP realiza I Simpósio de Neuropsicologia da Paraíba
20 May
UNIESP realiza I Simpósio de Neuropsicologia da Paraíba

Evento é organizado pela Liga Acadêmica de Neuropsicologia da instituição