Setembro Amarelo: Liga de Psicologia Social promove atividades sobre saúde mental
O mês de setembro é marcado pela conscientização da importância do cuidado com a saúde mental. A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de reduzir estigmas, incentivar a busca e oferta por ajuda psicológica e prevenir o suicídio.
Para promover o diálogo sobre saúde mental, a Liga Acadêmica de Psicologia Social - LAPS do UNIESP realizou atividades dentro e fora do centro universitário.
Roda de conversa - No dia 10 de setembro, a LAPS trouxe o Me. Heitor Marinho para conduzir a roda de conversa “Preconceito sexual e seu impacto na saúde mental da população LGBTQIAPNb+”. Os participantes abordaram temas como os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ e os impactos diretos do preconceito na saúde mental.
Projeto “Furando a bolha” - O projeto é voltado à promoção e conscientização da saúde mental nas escolas da rede pública. Em visita realizada no dia 18 de setembro, os membros da LAPS discutiram a temática do Setembro Amarelo sob uma perspectiva ampliada, além da prevenção ao suicídio, destacando a saúde mental como um direito fundamental que precisa ser promovido continuamente.
Outro tema debatido foi a relação entre fatores como desigualdade, exclusão e vulnerabilidade social e o bem-estar emocional de estudantes e profissionais da educação.
Psicologia Social - É uma área da Psicologia que estuda as relações dos indivíduos entre si e com a sociedade, compreendendo os fenômenos sociais através das suas dimensões psicológicas.
MAIS NOTÍCIAS
Evento acontece no dia 30 de setembro na sede da Ilha Tech
Aula será ministrada pela Dra. Jaqueline Marinho
Projeto já formou mais de 5 mil socorristas
Evento sobre Segurança da Informação acontece no próximo sábado (20)