UNIESP adota Google Classroom para aulas remotas

• Qui, 06/Ago/2020

O UNIESP Centro Universitário irá adotar o Google Classroom na realização de aulas remotas e demais atividades online. Alunos e professores terão acesso à plataforma através de um e-mail institucional que cada participante terá. Para as videoconferências será utilizado o Google Meet.

Manual para acessar o Google Classroom

Saiba como fazer download de arquivos no Google Classroom

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdos da Google, que oferece diversas ferramentas que permitem a interação entre os discentes e os docentes. Às ferramentas da plataforma permitem entrega e envio de trabalhos, correção de exercícios e uma comunicação direta entre os participantes.  Ela, que pode ser acessada por computador, tablets ou smartphones, também conta com agenda e a nuvem do Google Drive para armazenamento de arquivos e materiais.

A pró-reitora acadêmica, professora Iany Barros, explica que a decisão foi tomada após o Google Classroom ser devidamente testado e avaliado, tendo em vista o isolamento social e as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. “Com a pandemia, tivemos que trabalhar de forma remota e foi um aprendizado para todo mundo, cada professor trabalhou na ferramenta que foi mais adequada para ele. Quando foi proposto o Classroom, não tínhamos como parar o semestre para fazer o treinamento de professores. Então o professor Pedro Rossi fez um piloto do uso do classroom com os alunos. No final disso, a plataforma foi avaliada e aprovada,  tendo em vista que a portaria do MEC decidiu que deveríamos trabalhar de forma remota até 31 de dezembro”, afirmou.

O responsável pelo treinamento de professores e funcionários para o uso do Google Classroom foi o professor de Arquitetura e Urbanismo Pedro Rossi, que classifica a ferramenta como interativa e de fácil uso. “A principal vantagem do Classroom é a interatividade entre professores e alunos. Ela tem uma forma intuitiva, dinâmica e fácil de se comunicar, e não precisa utilizar de outras redes sociais pessoas para trabalhar no dia-dia”, ressaltou.

O UNIESP está se preparando para o retorno das aulas presenciais. Contudo, elas só podem acontecer com a autorização dos órgãos de governo. A portaria Nº 544, de 16 de Junho de 2020 indica que as aulas remotas poderão substituir as presenciais durante o período de pandemia. A substituição pode perdurar até 31 de dezembro