UNIESP concede nova bolsa de graduação a indígenas do povo Tabajara

  • Thu, 05/Feb/2026

Na última terça-feira (3), o UNIESP Centro Universitário recebeu a visita de indígenas do povo Tabajara, da Aldeia Vitória. Na ocasião, o Cacique Ednaldo Tabajara e três jovens da Aldeia Vitória, incluindo a egressa do curso de Enfermagem do UNIESP, Bruna Flávia, foram recepcionados pela reitora da instituição, professora Érika Marques.

Durante a reunião, foi anunciada a concessão de uma bolsa de estudos integral para o curso de Design Gráfico. Para o Cacique Ednaldo Tabajara, o acesso ao ensino superior tem o poder de mudar a realidade de toda a aldeia.

“Eu fico muito feliz e grato de ver o UNIESP de portas abertas para o meu povo. Os jovens que se formaram já estão trabalhando também para a nossa comunidade. Daqui a alguns anos, eu sei que mais jovens formados vão levar o conhecimento para o nosso povo”.

O encontro reforçou a parceria entre a instituição e o povo Tabajara, que acontece desde 2019, quando foram concedidas as primeiras bolsas integrais para jovens da aldeia. Em 2025, os primeiros egressos tabajaras foram contemplados com bolsas de estudo de pós-graduação, dando continuidade à formação acadêmica.

Além do oferecimento das bolsas, a instituição também promove atividades que contribuem para o fortalecimento e reconhecimento da cultura dos povos originários, como o evento Viva a Cultura Indígena.

Essas ações ressaltam o compromisso do UNIESP com a valorização dos povos originários, o empoderamento do povo Tabajara e a crença no poder transformador da educação.

“A bolsa é a formalização de um respeito mútuo entre a instituição e o povo Tabajara. Estamos de portas abertas para sempre reforçar essa parceria, pois da mesma forma que esses jovens aprendem aqui no UNIESP, nós também temos muito que aprender com eles”, concluiu a reitora Érika Marques.

 




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde
11 Sep
UNIESP promove III Viva a Cultura Indígena na Aldeia Vitória, no Conde

Evento que valoriza a cultura e saberes dos povos originários acontece pela primeira vez no território Tabajara

Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores
10 Sep
Projeto “Práticas do Saber” seleciona novos monitores

Vagas são destinadas aos alunos do curso de Enfermagem



Nutrição Esportiva: matrículas abertas para nova pós do UNIESP
03 Sep
Nutrição Esportiva: matrículas abertas para nova pós do UNIESP

Especialização forma profissionais capacitados para atuar no cenário esportivo de alto rendimento

Projeto do UNIESP vence o Prêmio Acadêmico Mário Tourinho
01 Sep
Projeto do UNIESP vence o Prêmio Acadêmico Mário Tourinho

Prêmio é concedido pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA)

UNIESP conquista mais uma vez o selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade
27 Aug
UNIESP conquista mais uma vez o selo de Instituição Comprometida com a Empregabilidade

Selo reforça o compromisso da instituição com a excelência na formação dos alunos e preparação para o mercado de trabalho