UNIESP disponibiliza ponto de coleta para descarte consciente de medicamentos
O descarte incorreto de medicamentos em desuso ou vencidos pode trazer impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Os componentes químicos presentes nesses medicamentos, quando expostos à umidade, à luz e temperaturas inadequadas, tornam-se substâncias tóxicas que contaminam a água, o solo e causam reações adversas na população.
Para conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte adequado, o projeto de extensão “Descarte responsável de medicamentos”, do curso de Farmácia do UNIESP Centro Universitário, disponibilizou um ponto de coleta na instituição, onde a população pode descartar os medicamentos que não estão sendo usados ou aqueles que já passaram do prazo de validade.
De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Carreiro, é comum que as pessoas descartem seus medicamentos no lixo domiciliar, muitas vezes por não saberem o quão prejudicial esse hábito pode ser.
“Além de conscientizar a população, o nosso projeto visa a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O ponto de coleta disponível aqui no UNIESP segue as normas da Vigilância Sanitária e dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia quanto às condições corretas para o descarte”, pontua.
O ponto de coleta está localizado no Bloco Central da instituição.
MAIS NOTÍCIAS
As análises seguem rigorosamente os parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Cursos são formações de curta duração voltados à qualificação profissional e comprovação de habilidades
UNIESP oferta sete cursos de graduação a distância
Além do vestibular agendado, o candidato pode ingressar com nota do ENEM, transferência ou segunda graduação
Setor acompanha toda a jornada dos estudantes na instituição
Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal




