Uniesp e Cagepa assinam convênio para solução de problemas com conciliação e mediação

• Ter, 10/Mar/2020

O Uniesp e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) firmaram, na manhã desta segunda-feira (09) um termo de convênio. A parceria consiste na utilização da estrutura física e do corpo técnico da instituição de ensino para a solução de problemas dos usuários da Cagepa através da conciliação e da mediação.

O termo foi assinado em uma solenidade acompanhada por autoridades como o defensor público Charles Gomes Pereira, a representante da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB Tatiane Lacerda, a superintendente do Procon estadual Késsia Liliana, entre outros. A reitora do Uniesp, professora Erika Marques, e o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes, assinaram o documento de parceria.

Em seu discurso, o presidente da Cagepa classificou a conciliação e mediação como o instrumento que facilita a resolução de demandas. “Muitas vezes, problemas que se alongam por muito tempo poderiam ser resolvidos com uma conversa entre as partes. Então essa parceria vai contribuir e muito para o usuário dos serviços da Cagepa”, ressaltou.

O professor Marcel Luz, um dos participantes do projeto, explicou que os alunos de direito irão ter um ganho valioso de experiência, atuando em casos reais de conciliação e mediação, que é uma prática inovadora em órgãos públicos. Em contrapartida, a Cagepa terá mais uma alternativa para atendimento de demandas.

Ele explicou também que o serviço será operado pela coordenação do curso de Direito do Uniesp e que os atendimentos aconteceram através de convites aos usuários com demandas. Além disso, Marcel disse acreditar que a tendência é essa parceria ser ampliada ao longo do tempo.