UNIESP é pioneiro em pesquisa e extensão sobre uso do canabidiol na Medicina Veterinária

  • Mon, 07/Jul/2025

Em outubro de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a prescrição e o uso de medicamentos à base de Cannabis para o tratamento de animais. 

A decisão contempla o uso estritamente terapêutico desses produtos, o que trouxe novas alternativas de medicação para algumas doenças como as neurológicas e oncológicas.

A regulamentação significou um marco para pesquisadores e profissionais que estudam os efeitos benéficos do canabidiol na Medicina Veterinária.

Medicina Canabinóide - Aqui no UNIESP Centro Universitário, já existem há algum tempo grupos de estudo e extensão pioneiros sobre a Medicina Canabinóide e seus resultados em animais domésticos e silvestres.

“O UNIESP vem na vanguarda dessas pesquisas que utilizam o canabidiol para o tratamento de diversas espécies, desde cães e gatos, até animais silvestres como araras e antas. Somos a única instituição privada da América Latina que realiza esse tipo de estudo com animais silvestres”, destaca o médico veterinário e professor do UNIESP, Helder Camilo.

Segundo Helder, a Medicina Canabinóide está presente nos três pilares do ensino superior da instituição: ensino, pesquisa e extensão. No ensino, o curso de Medicina Veterinária do UNIESP conta com uma disciplina sobre Medicina Canabinóide, a única em instituições privadas no país.

Na pesquisa e na extensão, o GPEP Cannabis - Grupo Paraibano de Estudo e Pesquisa em Medicina Canabinóide é referência no estado e atualmente tem uma parceria com o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) para o tratamento com óleo de cannabis que já beneficiou ao menos seis animais do local: um gato-mourisco, um sagui-de-tufo-branco, uma anta, um cachorro-do-mato e um casal de jaguatiricas.

“Sou pesquisador desde 2018 e na época nós já conseguíamos fazer algumas pesquisas por causa do respaldo teórico e científico que nós temos de estudos internacionais. Com a autorização da Anvisa, a pesquisa na área cresce significativamente porque agora nós podemos argumentar ao Comitê de Ética, que avalia as pesquisas, que existe sim indicação e que os produtos à base da cannabis foram regulamentados para uso animal”, celebra. 

Uso do canabidiol em animais - Todos os animais que possuem o Sistema Endocanabinóide, como mamíferos e seres invertebrados, podem ser tratados com a substância derivada da Cannabis. O Sistema Endocanabinóide é responsável pelo equilíbrio entre os sistemas nervoso, imunológico e endócrino e regula reações fisiológicas no organismo como apetite, dor, termorregulação, metabolismo e equilíbrio de energia.

“As pesquisas estão mais avançadas no uso do canabidiol para o controle da dor, processos inflamatórios e doenças nervosas. Porém, como o sistema endocanabinóide coordena todo o corpo, inclusive o sistema imunológico, nós podemos utilizar a substância também como orexígeno, um medicamento que vai fazer o animal se alimentar melhor, se tranquilizar, controlar as convulsões e até as neoplasias. Todas essas doenças podem ser tratadas com o óleo do extrato de cannabis”, explica Helder.

O porte e o tipo de metabolismo do animal são determinantes para o tratamento. As doses reservadas para as aves são muito superiores às doses recomendadas aos mamíferos; por outro lado, os répteis têm doses muito pequenas. Ainda de acordo com o professor, alguns efeitos colaterais são sonolência e a polifagia, um aumento do apetite.

Prescrição - Em clínicas veterinárias da Paraíba, especialmente em João Pessoa, a prescrição já é realizada. No entanto, é importante salientar que a medicação deve ser prescrita apenas por médicos veterinários habilitados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

Há também clínicas especializadas nesse tipo de medicação para animais de estimação, como a própria Clínica Escola de Medicina Veterinária do UNIESP, com atendimentos disponíveis para toda a população. 




MAIS NOTÍCIAS



Inscrições abertas para seleção de monitoria 2026.1
20 Feb
Inscrições abertas para seleção de monitoria 2026.1

Resultado final será divulgado no dia 14 de março

Semestre 2026.1: aulas para ingressantes começam na próxima segunda-feira (23)
20 Feb
Semestre 2026.1: aulas para ingressantes começam na próxima segunda-feira (23)

Conheça o que o UNIESP tem à sua disposição!

Curso de Fisioterapia do UNIESP celebra 10 anos
20 Feb
Curso de Fisioterapia do UNIESP celebra 10 anos

Graduação prepara profissionais para atuarem nos três níveis de atenção à saúde



Projeto “Práticas do Saber” lança seleção para novos monitores
20 Feb
Projeto “Práticas do Saber” lança seleção para novos monitores

Vagas são destinadas aos alunos do curso de Enfermagem

UNIESP abre seleção de bolsa integral para indígenas do povo Tabajara
13 Feb
UNIESP abre seleção de bolsa integral para indígenas do povo Tabajara

Bolsa contempla o curso de Design Gráfico

Pronto Atendimento Institucional (PAI) lança edital para novos monitores
13 Feb
Pronto Atendimento Institucional (PAI) lança edital para novos monitores

São ofertadas 40 vagas para o semestre 2026.1