UNIESP inaugura o novo Centro de Ciências Farmacêuticas

• Qui, 16/Set/2021

O UNIESP Centro Universitário inaugurou nesta terça-feira (14) o novo Centro de Ciências Farmacêuticas (CCF), que fica próximo ao Bloco Central da Instituição O lançamento do prédio contou com a presença de autoridades como a reitora Erika Marques, o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Dr. Daniel Beltrammi e da representante do Conselho Federal de Farmácia na Paraíba, Patrícia Navarro.

A estrutura conta com uma Farmácia Viva, onde os alunos poderão plantar, colher e desenvolver estudos fitoterápicos sobre plantas; consultório farmacêutico; Farmácia Hospitalar Modelo, para as práticas como Laboratórios de Produção de Medicamentos, Farmacotécnica e Controla de Qualidade, além de outros ambientes. O Centro irá proporcionar aos alunos uma noção real da atuação profissional, com conforto e contando com todo o sistema de segurança exigido pelos órgãos reguladores.

A coordenadora do curso de Farmácia do UNIESP, professora Juliana Carreiro, enfatizou a importância do lançamento para a área farmacêutica. “O Centro é um marco histórico que veio para revolucionar tanto a rotina das práticas de nossos alunos em âmbito acadêmico, quanto também marca a área de farmácia a nível estadual e nacional. As áreas e subáreas contempladas, como a Farmacotécnica, produção de medicamentos, farmácia viva e controle de qualidade, são muito demandadas no mercado atual e é isso que a gente quer: que o aluno seja preparado para atuar”, explicou.

Assim como outros setores do UNIESP, o CCF também irá cumprir um papel de responsabilidade social, disponibilizando serviços à comunidade geral e beneficiando toda a população da região. Empolgados, os alunos já deram início às aulas práticas e puderam comprovar a qualidade da estrutura.

A professora Juliana classificou o lançamento como a realização pessoal tanto dela quanto dos professores do curso. “O CCF é era um sonho meu e dos professores. Eu queria ter essa estrutura na época em que eu me formei, mas, como não aconteceu, eu consigo realizar o meu sonho ao proporcionar essa experiência aos alunos, permitindo a eles práticas com qualidade, que irão fazer grande diferença na carreira deles. Então, tanto a coordenação, quanto os docentes e os alunos estão muito felizes com essa conquista, bem como a classe farmacêutica paraibana”, completou.

Criada em 2020, a graduação em Farmácia contém uma matriz curricular atualizada de acordo com as exigências do mercado de trabalho, contemplando todas as áreas. O corpo docente é formado por profissionais com excelência acadêmica e que são atuantes no mercado de trabalho nas respectivas disciplinas que lecionam.