UNIESP lança nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro

  • Mon, 11/Aug/2025

O avanço recente da Inteligência Artificial (IA) tem transformado o ambiente corporativo nas mais diversas áreas. ChatGPT, Midjourney, Copilot e outras soluções generativas estão presentes nas tomadas de decisão, produção, comunicação e gerenciamento de atividades diárias. Algo que era visto como um impacto futuro já é realidade em escritórios, clínicas, departamentos financeiros, operações de marketing, atendimento ao cliente e processos administrativos em geral.

Mesmo com esse uso crescente da IA no mercado de trabalho, muitos profissionais ainda enfrentam obstáculos técnicos ou conceituais que os impedem de utilizar essas ferramentas de forma eficaz e estratégica. 

Nesse contexto, o UNIESP Centro Universitário lança a nova pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro, com o objetivo de capacitar profissionais de áreas como Direito, Contabilidade, Saúde, Educação, Comunicação, Administração e Empreendedorismo para utilizarem a IA como uma aliada no alcance de melhores resultados nos processos de trabalho.

De acordo com o professor Marcelo Fernandes, coordenador da especialização, a Inteligência Artificial não substitui o ser humano, mas amplia seu alcance, sua criatividade e sua capacidade de impactar positivamente os negócios e a sociedade. 

“Com uma abordagem multidisciplinar, o curso combina fundamentos teóricos essenciais com aplicações práticas e estudos de caso reais. O foco está na usabilidade, na inovação e na transformação profissional, preparando o aluno para atuar em um mercado que exige cada vez mais protagonismo digital, pensamento crítico e domínio de ferramentas inteligentes. Não é necessário ter formação prévia em tecnologia, já que o curso adota uma abordagem acessível e orientada à aplicação prática da IA nos contextos profissionais mais diversos.”, destaca Marcelo.

As aulas da pós-graduação acontecem aos sábados, das 08h às 17h, em encontros quinzenais presencialmente no UNIESP. A especialização tem duração de 15 meses e o início está previsto para setembro.

Aula Magna - Intitulada “Produtividade sem Estresse: O Que a IA Pode Fazer Pelo Seu Dia de Trabalho”, a palestra marca a abertura da pós-graduação. O evento acontecerá de forma online, no dia 26 de agosto, às 19h30. As inscrições são gratuitas e realizadas no link https://bit.ly/produtividadecomIA_AulaMagna.




MAIS NOTÍCIAS



UNIESP lança nova turma da Especialização em Políticas Públicas e Captação de Recursos
31 Mar
UNIESP lança nova turma da Especialização em Políticas Públicas e Captação de Recursos

Segunda turma da pós-graduação tem início em abril

Divulgado o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de 2026.1
25 Mar
Divulgado o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de 2026.1

Documento inclui informações sobre colaboradores do UNIESP divididos por sexo, raça e etnia

Especialização em Farmácia Oncológica promove I Encontro de Farmácia Oncológica do UNIESP
24 Mar
Especialização em Farmácia Oncológica promove I Encontro de Farmácia Oncológica do UNIESP

Tema do evento é “O Papel do Farmacêutico na Oncologia: da Gestão de Medicamentos ao Cuidado ao Paciente”



UNIESP Summit 2026: painel sobre empregabilidade acontece no dia 26
23 Mar
UNIESP Summit 2026: painel sobre empregabilidade acontece no dia 26

Encontro terá palestrantes com grande experiência em Gestão de Pessoas e Gestão Administrativa

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UNIESP é premiado em cerimônia da Receita Federal
20 Mar
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UNIESP é premiado em cerimônia da Receita Federal

NAF recebeu o Selo de Ouro, concedido aos núcleos com os melhores desempenhos da região

Editora UNIESP oferece soluções editoriais completas para publicação
18 Mar
Editora UNIESP oferece soluções editoriais completas para publicação

Entre os serviços ofertados estão diagramação profissional e registro de ISBN