UNIESP promove a 2ª edição do Viva a Cultura Indígena
No dia 24 de novembro, o UNIESP Centro Universitário realizará a segunda edição do “Viva a Cultura Indígena”. O evento é uma iniciativa da instituição em parceria com comunidades indígenas locais e órgãos de apoio aos povos originários, como a FUNAI, e busca a valorização da cultura indígena e o diálogo entre os saberes tradicionais e os acadêmicos.
Juventude indígena - O II Viva a Cultura Indígena tem como tema “Protagonismo e Talento da Juventude Tabajara” e receberá estudantes e egressos do povo Tabajara oriundos da Aldeia Vitória, localizada no município do Conde.
Na ocasião, eles compartilharão suas experiências em uma roda de conversa sobre economia criativa, empoderamento e protagonismo universitário. O objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial e do reconhecimento da contribuição dos povos indígenas para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
“O espaço conquistado através da parceria com o UNIESP e o povo Tabajara é um espaço de protagonismo para a nossa juventude e tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória e compartilhar o fortalecimento dessa juventude no acesso ao ensino superior, bem como a resistência do povo Tabajara na Paraíba”, celebra Natália Lima Tabajara, nutricionista egressa do UNIESP e líder do Coletivo de Mulheres Tabajara.
Apoio ao povo Tabajara - O compromisso do UNIESP com a valorização do povo Tabajara começou em 2019, quando cinco jovens da Aldeia Vitória foram contemplados com bolsas integrais para cursos de graduação na instituição. Ao concluírem os cursos de Nutrição, Estética e Cosmética, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, e Administração, eles se tornaram os primeiros de sua aldeia com formação no Ensino Superior.
Em abril deste ano, durante uma visita à aldeia, o UNIESP concedeu bolsas integrais também para a pós-graduação, reforçando a parceria entre as partes.
No encontro, o Cacique Ednaldo Tabajara enfatizou a importância da educação para toda a comunidade e expressou gratidão pelo apoio. “O que o UNIESP tem feito pelo povo Tabajara é algo nunca visto antes. É manter viva a chama da esperança, mostrando que é possível crescer e se desenvolver por meio da educação, trazendo empoderamento e resistência. Para este momento especial, convidamos não apenas os egressos do UNIESP, mas também toda a juventude de nossa aldeia, para que possam ver onde o nosso povo já chegou e se inspirem a seguir trilhando o caminho do conhecimento. Por tudo isso, expresso minha profunda gratidão ao UNIESP pelo apoio e compromisso com o povo Tabajara da Aldeia Vitória”.
Evento: II Viva a Cultura Indígena
Data: 24 de novembro de 2025
Hora: 18h
Local: Auditório Executivo - Bloco Central do UNIESP Centro Universitário
MAIS NOTÍCIAS
Evento combina publicidade, audiovisual, inteligência artificial e empreendedorismo
Desempenho na Prova Destaque pode render bolsas de até 100% aos candidatos
10ª edição do INOVA UNIESP teve abertura com Fabrício Carpinejar e dois dias de Super Aulão do ENEM
Intercâmbio acontecerá no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal
Projeto “Doe Esperança” estará presente no INOVA Campus UNIESP
As inscrições são gratuitas e as bandas finalistas se apresentarão no dia 30 de outubro, no palco principal do evento


